Na época em que vivemos, ou você tenta implementar o sucesso do cliente na sua empresa (e consegue) ou você pode dar adeus aos bons resultados.
No entanto, não pense que a área se resume apenas a um pós-venda. Na verdade, o sucesso do cliente é muito mais profundo e exige proatividade contínua da equipe. E, claro, atenção recorrente do gestor.
Por ser um setor tão importante, é preciso implementá-lo na empresa com atenção e cuidado. E pensando em ajudar você nesse processo, trouxemos as dicas fresquinhas do CEO da SMark e especialista em vendas consultivas, Leandro Ceccato.
Implementar o sucesso do cliente: 6 dicas do especialista Leandro Ceccato
Dica #1
Primeiro, o empreendedor precisa ter a percepção nata da responsabilidade dele para com o cliente e para com sua própria empresa. Afinal, é o sucesso do cliente que vai garantir o sucesso da empresa.
Dica #2
É necessário ter muito claro o que é o sucesso do seu cliente. Por mais que uma empresa se baseie em inúmeros pontos de avaliação e necessidade quando contrata um serviço, é preciso transformá-los em um só ponto principal.
Dessa forma, precisamos saber qual é A MISSÃO da compra do cliente. É justamente esse objetivo mais amplo que necessitamos ter em mente quando questionamos se o nosso cliente obteve sucesso ou não.
Dica #3
Depois, é necessário definir indicadores. Dois ou três podem ser suficientes. É muito importante saber s o quanto o cliente está utilizando o nosso serviço e como ele está utilizando. isso vai nos ajudar a entender como o cliente interage com nossos serviços e produtos
Dica #4
Também devemos saber o quanto o resultado do cliente está alinhado com a missão que temos para com ele. Ou seja: como está a percepção do cliente em relação ao serviço oferecido.
Muitas vezes, em vários tipos de serviço, olhamos para os indicadores e vemos um número positivo. No entanto, a percepção do cliente pode não ser tão positiva assim e se não conseguirmos fazer esse encontro entre indicadores e percepção, corremos o risco de uma perda de contrato injustificada.
Dica #5
Devemos construir um processo para o Customer Success. Esse processo deve passar por atividades pré-estabelecidas, que podem ser: reuniões periódicas com o cliente, ligações telefônicas ou aplicação de um formulário de LPS.
Dica #6
Por último, mas não menos importante: precisamos estruturar essas atividades pré-estabelecidas dentro de uma ferramenta de CRM. Assim será possível que o encarregado pelo setor de CS acompanhe exatamente o desenvolver das tarefas. Se houver, por exemplo, algum risco de perda, ele já estará alinhado com o risco e não será pego de surpresa.
Como o SMark CRM ajuda a otimizar o seu negócio?
O uso de um CRM de vendas pode ser decisivo para alavancar resultados. No entanto, sua utilidade não termina por aí.
Afinal, as vendas também se fazem acompanhando constantemente os métodos e comportamento dos vendedores. Em outras palavras: é preciso ter um processo de vendas claro e um bom monitoramento de desempenho para se ter sucesso.
Com o SMark CRM, você consegue exercer esse controle de equipe e muito mais. Ele ainda permite que você tenha acesso a:
- Oportunidades em aberto;
- Gestão completa do pós-venda;
- Funil de vendas de vendedores;
- Taxas de conversão em cada fase;
- Relatórios com indicadores;
- Histórico completo de ações de venda;
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A SMark conta com mais de 20 anos de mercado e trabalha para ser o parceiro ideal na implementação da sua estratégia comercial, gerando conhecimento, inovação e tecnologia. Nossa missão é levar eficiência E GESTÃO para o seu setor de vendas. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.