Homem mostrando a língua com tatuagem de vendas - entender seu cliente

Entender seu cliente é essencial para se fazer boas vendas, alerta especialista

Não é preciso entregar a alma ao diabo para se ter sucesso como vendedor. Esforço e atenção bastam para convencer os clientes de que você pode oferecer o que eles realmente precisam. Para isso, no entanto, é importante entender seu cliente. Aproximar-se de possíveis compradores e estudar seus hábitos – principalmente de consumo – para saber o que o realmente necessitam é uma forma. Assim, ficará mais fácil convencê-los de que o produto ou serviço que você está oferecendo é o mais vantajoso em relação a similares disponíveis por aí.

Entender seu cliente

Com esse cuidado diferencial, consequentemente, será possível ampliar os negócios, aumentando o volume de vendas e fazendo com que sua empresa tenha mais facilidade para conquistar espaço no mercado. Em resumo: esteja sempre ligado e domine técnicas de venda e informações sobre aquilo que está sendo comercializado. No entanto, jamais esqueça de demonstrar paixão por seu trabalho.

Saiba Mais:
:::”Bom atendimento já virou commodity”; Confira dicas de um especialista em vendas para aumentar o  Market Share dos seus clientes

Especialista em vendas

Com essa receita, Leandro Branquinho, publicitário (pós-graduado em Administração de Micro e Pequenas Empresas e com MBA em Marketing Estratégico), especialista em vendas, palestrante, colunista da Revista VendaMais e autor do programa Rádio Vendas (veiculado em diversas emissoras pelo país), 38 anos, tornou-se referência nacional quando o assunto é dar vazão a alguma mercadoria, seja de qual for a natureza.  

Ame o que faz

O gosto por promover vendas de uma maneira entusiasmada é tanto que ele resolveu marcar o próprio corpo com o carinho que tem pelo que faz e tatuou no braço esquerdo o lema “eu (coração) vender”. Além disso, quando está ocupado em algum dos inúmeros compromissos, a mensagem eletrônica da caixa postal de seu telefone finaliza com “grande abraço para você e grandes vendas”.

Quando você realmente ama o que faz e entende que está ajudando seus clientes, fica mais fácil convencer qualquer um. Eu amo tanto o que faço que resolvi fazer uma tatuagem com o escrito “Eu amo vender”. Esta é uma boa dica para convencer o cliente de que o seu produto é o melhor. Faça uma tatuagem dizendo que ama o que faz. Mas preste atenção: não precisa ser na pele. Pode ser na mente, na alma ou no seu coração – aconselha Branquinho.

Empatia

Tanta animação, entretanto, cria uma empatia única. Algo que, segundo Branquinho, é o caminho mais rápido para aumentar o marketing share de uma marca.

– O nosso cérebro ainda se comporta como o de nossos antepassados. Ou seja: o tempo todo nós estamos buscando segurança e fugindo daquilo que pode ser uma ameaça. Quando alguém se aproxima oferecendo um produto ou serviço, a reação natural do cliente é se proteger. Agora, quando um amigo se aproxima essa “defesa” não está tão em alerta – afirma Branquinho.

Pesquise e entenda

Entre as dicas, portanto, para se aproximar de quem está interessado em adquirir a mercadoria que você tem a ofertar é pesquisar e entender seu cliente.

É engraçado como alguns vendedores tentam descobrir o potencial de compra do cliente através do “chutômetro”. É necessário ser muito observador ao fazer uma visita ao cliente. Acompanhe o ciclo de compras dos clientes, analise os gráficos com os volumes… Mas uma coisa é certa: se os “radares” não estiverem ligados, a informação sobre o potencial de compras não cairá do céu.


Baixe agora:
Dicas: Monte uma equipe de vendas matadora


A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas. Em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

Posts Recomendados

leads resistentes
Lidando com leads resistentes? 5 dicas para virar o jogo e ter mais oportunidades de vendas
20 de novembro de 2024
Encontrar leads resistentes é uma realidade no mundo das vendas. A boa notícia é que, com a estratégia certa, você […]
blog SMark (26)
Grupo Magi adota CRM da Smark e registra crescimento de 100% em vendas
5 de novembro de 2024
O Grupo Magi, com 34 anos de atuação, contratou o Smark CRM em janeiro de 2024 e desde então, observou […]
equipe de vendas
Equipe de vendas de destaque: 10 estratégias para montar a sua
26 de outubro de 2024
Montar uma equipe de vendas de destaque é um dos maiores desafios para qualquer empresa. Uma equipe bem estruturada não […]