Como fidelizar clientes: Você sabe como uma gestão completa de relacionamento impacta no seu negócio?

Relacionamento com o cliente

É provável que você já conheça um CRM e saiba da importância de manter o relacionamento com seus clientes. Bem, para a maioria das empresas, o relacionamento com o cliente não só é importante como é indispensável! Principalmente se o seu objetivo é saber como fidelizar clientes cada vez mais.

Para manter seu cliente fiel ao seu produto ou serviço, você precisa ser um amigo próximo que vai:

  • Estar sempre à disposição quando ele precisar;
  • Oferecer os melhores produtos que ele precisa;
  • Fazer propostas assertivas de serviços realmente úteis.

Para saber como fazer isso, você precisa antecipar-se às necessidades do seu cliente. Isto é, saber o que ele precisa ou vai precisar antes mesmo de ele descobrir isso. E só uma gestão completa de relacionamentos pode ajudar nessa missão! Você já entenderá o porquê.

Fidelize pela venda consultiva

A venda consultiva leva em conta seu contexto financeiro, porte da empresa, analisa sua estrutura e força de trabalho para fazer a oferta de uma solução. Portanto, em determinadas situações, garante a efetividade desta oferta.

É muito bom saber que temos alguém nos aconselhando para resolver algum problema que tenhamos. É isto que o seu cliente espera de você em uma venda consultiva: que você identifique o problema e traga uma solução efetiva! Mas, cuidado! Seja sempre muito honesto neste processo. Não ofereça maus investimentos ao seu cliente. Para isso, qualifique suas oportunidades e veja se ele realmente compõe o seu target.

Se você mantiver essas ideias em mente e oferecer uma boa solução ao seu cliente, você sempre terá as portas da empresa dele abertas para você.

(You… You are the best!)

CRM para vendas consultivas

Para ter embasamento durante o processo consultivo de vendas, é essencial que você esteja subsidiado por uma boa carga de informações sobre aquele cliente, ou seja, conhecê-lo de verdade.  

Se você não conhece o seu cliente, então não sabe o quanto suas soluções podem ajudá-lo e nem consegue precisar se elas podem, realmente, ajudar em algo naquele contexto em que ele está inserido. Ao partir para uma venda consultiva sem estar imerso na realidade do cliente com o qual você quer negociar, suas chances de vender caem. Você perde suas oportunidades e além de perdê-las, perde também a possibilidade de criar novas oportunidades.   

Pelo contrário, quando você o conhece, as chances de fechar negócio são muito maiores.

 

  • Conhecer o cliente para fidelizá-lo

 

Qualquer gestor entende o valor da fidelização. Em mercados comoditizados, esse valor é ainda maior: quando o segmento permite poucos diferenciais competitivos, perguntar-se qual é a razão que faz com que seu cliente permaneça utilizando os seus serviços é algo indispensável.

Faz com que você reconheça o valor de sua entrega. Só assim, poderá melhorá-la e manter aquilo que ela oferece de positivo.   

Não esqueça nunca: o cliente satisfeito é quem você vai conseguir fidelizar.

As vantagens de fidelizar seus clientes se refletem pelo viés financeiro. Os maiores benefícios se manifestam nos seguintes indicadores:

  • a retenção de clientes diminui os gastos com prospecção;
  • a receita líquida se torna um pouco mais previsível;   
  • aumenta a receita na base, pois o cliente fiel compra de novo e compra mais;
  • gera novas vendas, pois o cliente fiel indica você.

Quais os métodos mais eficientes para conhecer o meu cliente?

Vamos começar contando que:

No ano de 2016, 40% dos vendedores (em 99 países diferentes do mundo todo) ainda utilizavam métodos informais para armazenar dados dos clientes e prospects. Planilhas ou e-mail são opções mais difundidas para este fim.

Deles, 22% não sabiam o que é um CRM.   

Se você conhece um CRM, sabe que ele significa eficiência para o seu setor comercial. O sistema de gestão de relacionamento com clientes e prospects abriga um banco de dados que confere inteligência empresarial ao seus negócios e agrega a transparência do trabalho do setor.

De acordo com um estudo realizado pela Salesforce, o uso do CRM aumenta as vendas em até 29%, a produtividade de vendas em até 34% e a precisão da previsão de vendas em 42%.

O CRM é o melhor aliado para fidelizar sempre!

SMark CRM: a ferramenta perfeita para uma gestão de relacionamento eficiente

Crie novas oportunidades a partir das necessidades dos clientes. Com o SMark CRM, é fácil fazer isso, porque ele é um sistema 100% personalizável.

Ou seja, você só acompanha as métricas que realmente precisa.

fidelizar clientes

 

  • Facilita e universaliza acesso aos registros de ações;

 

Nunca mais atrasos no follow up por dificuldades em encontrar dados. Sabia que 74% dos vendedores afirmam que o CRM melhora o acesso aos dados do cliente?

  • Reduz o ciclo de vendas;

Sabia que melhorar a acessibilidade dos dados dos prospects e clientes para os vendedores reduz os seus ciclos de vendas em 8-14%?

 

  • Ajuda na retenção de clientes;

 

Em estudo realizado pela equipe do Capterra, 47% dos usuários de CRM afirmam que o sistema teve um impacto significativo na retenção de clientes. Uma porcentagem igual diz que o sistema teve um impacto significativo na satisfação do cliente. Lembra da satisfação, que falamos ali em cima?

Além disso, o SMark CRM:

  • Elabora automaticamente os relatórios que a sua equipe sempre precisa;
  • Fomenta o crescimento escalável da empresa;
  • Melhora o fluxo de trabalho do gestor e da equipe de vendas.

Você está esperando o quê para melhorar o seu setor de vendas AGORA? Clique AQUI para começar a fidelizar mais clientes.

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A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas, em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

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