Uma estratégia de marketing que busca atrair possíveis clientes de forma sutil e eficiente. Do que estamos falando? É do Inbound Marketing. Saiba os detalhes dessa técnica e como ela impacta na gestão comercial da sua empresa.
O marketing é uma estratégia para atrair possíveis clientes. Mas você sabia que existem outras formas de se fazer isso além de anúncios e publicidade?
Leia este artigo e entenda o que é inbound marketing e como ele pode otimizar a prospecção de clientes na sua empresa. Confira!
O que é inbound marketing?
O inbound marketing (em tradução livre, “marketing de entrada”) trata-se do processo de ajudar clientes em potencial a encontrar sua empresa. Isso acontece antes que o cliente esteja pronto para fazer uma compra.
A estratégia pode utilizar muitas formas de pull marketing – marketing de conteúdo, blogs, eventos, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), mídia social e outros – para criar reconhecimento de marca e atrair novos negócios.
Inbound Marketing x Outbound Marketing
Enquanto o marketing de saída procura clientes, o marketing de entrada se concentra na visibilidade, para que os potenciais compradores encontrem o seu negócio.
As empresas que empregam o inbound marketing se concentram em novos métodos voltados para a conscientização, desenvolvimento de relacionamentos e geração de leads.
Por que investir em inbound marketing?
Esses métodos tornam a sua empresa atraente para os clientes justamente pela sutileza. O conteúdo fornecido pelo inbound marketing é educativo, divertido e costuma ser bem recebido pelos consumidores.
Quando feito corretamente, o inbound marketing pode retornar resultados melhores do que o marketing tradicional, que, por vezes, atrapalha o relacionamento com clientes em potencial ao não dar a eles um convite aberto para se envolver.
Quando os consumidores encontram sua empresa dessa maneira, ela ganha uma influência mais forte em suas futuras decisões de compra e em seus sentimentos em relação ao seu negócio em geral.
Tipos de conteúdo
O conteúdo pode vir em muitas formas, tamanhos e estilos diferentes, desde que seja atraente. O inbound marketing deve ser criativo para atender às necessidades do seu público.
Agora vamos conhecer alguns dos tipos mais comuns de conteúdo de inbound marketing:
- E-books;
- Blogposts;
- Infográficos;
- Vídeos;
- Webinars;
- Artigos;
- e Redes Sociais.
Essas são algumas das formas mais comuns de inbound marketing, mas lembre-se: para traçar a estratégia da sua empresa é preciso entender o público-alvo e estabelecer objetivos.
Como o inbound marketing funciona?
O inbound marketing funciona porque é 100% baseado no que os clientes desejam e no que estão procurando no momento.
Logo, não se trata de colocar sua marca na cara dos clientes, trata-se de se fazer presente e estar pronto quando os consumidores estiverem procurando pelo que você oferece.
O inbound marketing bem-sucedido acontece quando você produz conteúdo de alta qualidade com o qual seu público-alvo realmente se envolve.
Podemos entendê-lo como a união de 4 etapas principais:
Atração
O primeiro objetivo é conseguir tráfego qualificado para os seus canais digitais, ou seja, fazer com que seus possíveis clientes encontrem o seu conteúdo, seja em blogposts, redes sociais ou outra forma.
Assim, a primeira etapa é fazer com que visitantes ocasionais se tornem visitantes regulares. Isso se faz através da publicação de conteúdo relevante.
- Pense nas dúvidas que seu cliente pode ter, em seus problemas e desafios.
- Que perguntas ele digitaria no mecanismo de busca do Google?
- O que ele está procurando?
Conversão
Ter um grande número de visitantes é bom, mas convertê-los em leads é melhor ainda! Ou seja, é hora de transformá-los em oportunidades reais de venda.
Esse é o momento de imaginar o que faria um mero usuário interessado em smartwatches finalmente clicar em um link para receber notícias frequentes de seus produtos ou até buscar atendimento com um vendedor, por exemplo.
Venda
Após nutrir os leads usando mais conteúdo relevante, é hora de avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda ou a assinatura do contrato!
Pós-vendas
Achou que tinha acabado? Nem pensar! O relacionamento com o cliente não termina depois da compra ou do fechamento do contrato.
Agora começa uma nova jornada de pós-vendas para encantar e torná-lo um promotor da marca, e atraindo mais clientes para o seu negócio.
Sabe quando você começou a frequentar uma determinada academia depois da indicação de um amigo de confiança? É disso que estamos falando! Clientes satisfeitos se tornam mais um meio de atrair outros possíveis clientes.
Inbound e outbound marketing: melhor juntos!
Apesar do inbound marketing estar assumindo o papel de queridinho de empresas de diferentes segmentos, é importante ter em mente que ele funciona de forma ainda mais eficaz quando aliado ao outbound marketing.
A chave para uma ótima estratégia é criar um conteúdo excelente que também possa ser promovido por meio de táticas de outbound.
Assim, você terá um bom acervo de conteúdo relevante em todas as suas plataformas e seu público pode encontrar o seu negócio de forma orgânica, por meio de pesquisa, além da forma tradicional.
Como a tecnologia pode ajudar?
Tecnologia é uma palavra que já está na ponta da língua de empresas de marketing e gestão de vendas do mundo todo. A automação de marketing pode aprimorar facilmente sua estratégia de inbound marketing, como duas peças do mesmo quebra-cabeça!
O que é automação de marketing e vendas?
A automação funciona em uma plataforma de software que ajuda você a automatizar seu engajamento de marketing e vendas para gerar mais leads, fechar mais negócios e medir com precisão o sucesso da sua estratégia.
Embora o inbound marketing seja uma ótima metodologia para criar reconhecimento de marca, ele não busca chegar na etapa de vendas automaticamente nem mover os clientes em potencial ao longo do funil de vendas por si só.
Dessa forma, a automação de marketing preenche a lacuna entre a conversão real e o público engajado que o inbound marketing criou.
Com a automação, você pode, por exemplo, manter sua equipe de vendas informada sobre todos os seus leads, permitindo que eles respondam rapidamente quando um lead criado por meio de inbound marketing mostra sinais de estar pronto para fechar uma venda.
Automação é com Smark CRM
Smark CRM é a solução completa para vendas e pós-vendas, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar. Ou seja, tudo feito sob medida para facilitar o acesso e a organização de equipes, contratos e oportunidades.
Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.
Com o Smark CRM, você consegue:
- acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
- monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
- padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
- administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.
Também é possível:
- avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
- acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
- organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
- contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
- e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.
Tudo isso em uma plataforma intuitiva e fácil de entender, garantindo o melhor uso pela sua equipe comercial!
Saiba como a Lupeon otimizou a gestão de vendas com Smark CRM
Smark na Mídia
Os recursos modernos do Smark CRM também viraram notícia. Em especial, a versão Connection da plataforma ganhou destaque em diversos veículos. Confira:
Agora, é a sua vez!
A sua empresa ainda não trabalha com automação no marketing e no funil de vendas? O seu CRM não foi feito sob medida para a área comercial? E faltam recursos importantes de integração com outras plataformas?
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