recurso de câmbio de moedas no smark crm

Como funciona o recurso de câmbio do Smark CRM?

Gestão de vendas e pós-vendas com câmbio de moedas é com o Smark CRM! Descubra como funciona esse recurso e conheça mais detalhes sobre a plataforma. Confira!

A globalização mudou o mundo e a nossa forma de pensar os negócios!

Atualmente, é possível comprar e vender de empresas de praticamente qualquer lugar. Mas essa nova versatilidade também traz desafios. 

Afinal, se os seus clientes usam uma moeda diferente, como garantir que os cálculos e operações estão funcionando de maneira adequada?

É por isso que o recurso de câmbio do Smark CRM agora está mais completo! Saiba como utilizar a funcionalidade e que benefícios ela pode trazer para o dia a dia de indústrias, empresas de importação e exportação e comércio exterior.

A necessidade de um recurso de câmbio

O software de gestão de vendas e pós-vendas já contava com a opção de utilizar moedas diferentes devido à solicitação de alguns clientes. A diferença é que, nesses casos, os clientes já tinham os produtos cadastrados daquela forma. 

Por exemplo, se a empresa costumava fazer propostas em dólar americano, o produto para já era cadastrado em dólar, logo saia assim na proposta automaticamente.

No entanto, surgiu uma nova necessidade: indústrias que precisam atualizar as cotações diariamente e para fazer propostas que só valem por algum tempo, podendo sofrer alterações em breve.

Ficou um pouco mais complicado, certo? É por isso que a Smark teve uma ideia: um recurso de câmbio preparado para lidar com esse tipo de situação!

Como funciona o recurso de câmbio do Smark CRM?

O  recurso de câmbio do software funciona, principalmente, para empresas que exportam ou importam produtos, fazendo propostas em diferentes moedas. Os clientes que mais utilizam a solução pertencem à área da indústria.

“Normalmente, no Smark CRM, o cliente define qual a moeda padrão do sistema, a qual, em geral, é o real. Então, todos os produtos estão cotados em reais dentro do sistema, por exemplo, e todos os processos e resultados também são em reais”, explica o CTO da Smark, Fábio Beckenkamp.

A novidade é a possibilidade de conversão entre moedas e atualização diária da cotação.

“Se o vendedor precisa cotar uma proposta em dólares, ele pode colocar a cotação de hoje. A proposta dele pode ser em dólar, mesmo que o produto esteja cadastrado em reais. Essa conversão é possível. O sistema calcula o valor do produto com impostos em reais, depois converte para dólar e mostra em dólar dentro da proposta”.

Dentro de uma mesma proposta podem, até mesmo, haver produtos em diferentes cotações. O recurso de câmbio chega para facilitar esse tipo de operação.

Além disso, os produtos também podem ter seus preços cadastrados em outras moedas, como euro, por exemplo, e vender nessa moeda ou converter para reais através das cotações. 

Logo, o recurso funciona tanto do real para outra moeda, quanto de outra moeda para o real. 

Ou seja, é totalmente flexível e internacionalizável. O cliente Smark pode escolher qualquer moeda e cadastrar a cotação conforme suas necessidades.

Isso se torna importante visto que a cotação muda todos os dias. 

“Pode ser que você envie uma proposta para o cliente considerando uma determinada cotação de dólar e ela mude no dia de fechar o contrato. Logo, você pode incluir na proposta um texto informando que os valores serão considerados de acordo com a cotação no dia do fechamento. O Smark CRM dá facilidade para realizar essa atualização. É possível recalcular toda a proposta”, conta o CTO.

A possibilidade de recalcular também pode ser usada “para trás”, caso o seu negócio prefira fechar o contrato de acordo com a cotação da data da primeira proposta ou de uma semana atrás. O sistema oferece essa flexibilidade para o vendedor e para a empresa.

“Temos alguns clientes que atualizam essas cotações todos os dias antes de fazer qualquer proposta, então ter facilidade para realizar a operação é um diferencial”, completa Beckenkamp.

Qual a importância de ter essa flexibilidade?

Para o CTO, o recurso torna o Smark CRM ainda mais completo, otimizando o dia a dia das equipes.

“O cliente pode ter todas as propostas dentro do Smark e usar o gerador de propostas dentro do sistema. Isso faz com que ele padronize as suas propostas, sem a necessidade que os vendedores tinham de mexer no texto”.

Assim, os vendedores precisam fazer somente as alterações relativas à cotação, conforme necessário: 

“Para os nossos clientes que exportam isso é muito importante. Não adiantaria ter um sistema de CRM que não funciona tanto para o mercado externo quanto para o interno”.

Ao padronizar as propostas, o sistema ajuda a garantir que todas sejam emitidas corretamente com a geração automática, evitando erros de digitação ou de cálculo que podem acontecer quando realizamos uma mesma atividade repetidamente. 

Ou seja, com o documento automatizado não há erro!

“O vendedor ganha em agilidade. Ele tem todos os produtos atualizados dentro do sistema, não precisa se preocupar. Caso precise atualizar, haverá o processo para isso. Então, o vendedor pode focar em fazer a venda, enviar as propostas e não perder oportunidades”, conclui Beckenkamp.

Quer saber de que outras formas o Smark CRM ajuda a otimizar o desempenho da equipe comercial? Descubra como a Unimed Poços de Caldas aumentou suas vendas em 20%!

Conheça o Smark CRM!

Smark CRM é a solução completa para vendas e pós-vendas, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar. Ou seja, tudo feito sob medida para facilitar o acesso e a organização de equipes, contratos e oportunidades.

Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.

Com o Smark CRM, você consegue:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Também é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Tudo isso em uma plataforma intuitiva e fácil de entender, garantindo o melhor uso pela sua equipe comercial!

Saiba como a Lupeon otimizou a gestão de vendas com Smark CRM

Agora, é a sua vez!

A sua empresa ainda não trabalha com automação no marketing e no funil de vendas? O seu CRM não foi feito sob medida para a área comercial? E faltam recursos importantes de integração com outras plataformas?

Fábio Beckenkamp e Leandro Ceccato lideram a Smark

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especialmente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Experimente na prática e de forma gratuita!

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