A segurança de dados em sistemas de CRM está se tornando cada vez mais importante. Confira neste artigo algumas dicas para manter a proteção dos seus clientes em dia!
Seja na área comercial ou em outros setores, todas as empresas contam com um um banco de informações e dados, não é mesmo? Além disso, boa parte do volume desses dados são obtidos através da tecnologia.
Essa facilidade trouxe benefícios para os negócios e também novos riscos. Por isso, um gestor comercial, por exemplo, precisa ter muita atenção à segurança de dados em sistemas de CRM.
Estes dados são muito importantes para a atuação estratégica da organização, mas você já pensou no risco de danos em função da exposição ou vazamento dessas informações?… O estrago pode ser grande.
Para te ajudar a evitar dores de cabeça, escrevemos este artigo e batemos um papo com Fábio Beckenkamp, CTO da Smark, sobre o tema.
Confira! ⬇️
Segurança de dados em sistemas de CRM: por que é importante?
A segurança de dados em sistemas de CRM sempre foi importante, e hoje, é ainda mais. Isso pois com a tecnologia surgiram novas possibilidades não apenas para os de boa índole, mas também para os mal intencionados e criminosos.
Todos os dias ocorrem ciberataques, e o que garante que o seu software de CRM contratado não poderia ser o próximo alvo? 🎯
Sistemas de CRM armazenam uma quantidade significativa de informações confidenciais dos clientes de uma empresa, incluindo principalmente detalhes de contato, histórico de compras e até mesmo informações financeiras ou de histórico de saúde.
Proteger esses dados é mandatório, pois violações de segurança podem causar danos às pessoas e resultar em danos à reputação da empresa, incluindo perdas financeiras e até mesmo penalidades legais.
Logo, garantir a segurança dos dados em sistemas de CRM vai além de um compromisso ético, mas é também uma necessidade para manter a integridade e o sucesso da empresa a longo prazo.
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O que diz a LGPD?
Após uma sequência de escândalos relacionados ao vazamento de dados ocorrerem em nosso país, a lei nº 13.709/2018 foi criada.
Baseada na GDPR, uma lei europeia que usa os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade para estabelecer as regras sobre a coleta, armazenamento e compartilhamento de informações pessoais, a LGPD representa inúmeras mudanças para as empresas brasileiras, principalmente nos setores de Tecnologia, Marketing e Vendas.
Logo, todo cuidado é necessário para garantir a proteção de dados sensíveis!
Fábio Beckenkamp, CTO da Smark fala sobre segurança de dados em sistemas de CRM
Para irmos ainda mais fundo neste tema, convidamos Fábio Beckenkamp, CTO da Smark, para uma entrevista.
Confira abaixo as respostas do especialista sobre as maiores dúvidas a respeito de segurança de dados em sistemas de CRM.
Como as empresas podem garantir a conformidade com regulamentações de proteção de dados, como a LGPD, ao implementar soluções de CRM?
“Estando em conformidade com a LGPD tanto em sistemas quanto na operação da empresa e, conferindo se a empresa provedora do CRM também está. ”
Quais são as medidas de segurança atualmente implementadas no software de CRM da Smark para proteger as informações dos clientes?
“Diversas! Entre elas, temos o controle de consentimento para dados de usuários e contatos do CRM, o que permite a nossos clientes solicitar consentimento de leads e clientes para armazenar dados pessoais no CRM, isto garante a conformidade com a LGPD na comunicação com leads e clientes! Outro ponto importante é a criptografia de dados sensíveis no banco de dados e backups de todos os dados em nuvem, o que garante sigilo e continuidade do negócio. Indo para a segurança de infra-estrutura, temos firewalls específicos de rede e de aplicação, atualização regular de sistemas utilizados e controles de acessos a sistemas e ferramentas seguras para a gestão de senhas, com isso garantimos bons resultados em testes de segurança do perímetro da rede e aplicações..”
Como a criptografia de dados pode ser utilizada para aumentar a segurança em sistemas de CRM?
“A criptografia pode ser usada para mascarar informações sensíveis dentro do banco de dados e também quando as informações estão sendo transferidas de um local para outro, como no caso de uma aplicação web ou API em que a informação transita entre a máquina do usuário e os servidores da aplicação.
Desta forma, se a informação for interceptada no caminho ou mesmo houver um ataque ou vazamento das bases de dados, os dados sensíveis não poderão ser lidos.”
Quais são os principais fatores considerados ao avaliar a segurança de uma solução de CRM antes de sua implementação?
“ Em relação a isso é importante ter atenção a capacidade da aplicação de implementar a definição de grupos de usuários incluindo controles de acesso para cada grupo de usuários, com isso, se garante níveis de privacidade de dados entre os diferentes grupos de usuários; além disso, integrar sistemas de autenticação única de sistemas e controles de acesso e sessão de aplicação e APIs. Complementarmente, é importante garantir que a operação dos sistemas seja realizada também de maneira segura, com controles de acessos restritos e nomeados.
Quais são as tendências emergentes em segurança de dados no contexto de sistemas de CRM?
“Tirar proveito dos sistemas de inteligência artificial e usar essa tecnologia para simular e detectar ataques, o que ajuda a fortalecer as estratégias de segurança para o CRM.”
5 boas práticas para a segurança de dados em sistemas de CRM
Agora você já sabe que a segurança de dados em sistemas de CRM é essencial para proteger a privacidade dos clientes e a reputação da empresa, não é mesmo?
Então, agora, confira cinco boas práticas fundamentais nesse sentido 👇
🟠 Criptografia de Dados
Prefira sistemas de CRM que usam criptografia robusta para proteger informações confidenciais armazenadas, garantindo, assim, que apenas usuários autorizados possam acessá-las.
🟠 Controle de Acesso
Implemente um sistema de controle de acesso que conceda permissões específicas com base nas funções e responsabilidades de cada usuário, minimizando assim o risco de acesso não autorizado aos dados.
🟠 Atualizações Regulares
Mantenha o seu sistema de CRM atualizado com as últimas atualizações e patches de segurança para mitigar vulnerabilidades conhecidas e principalmente garantir a proteção contra ameaças de cibercriminosos.
🟠 Monitoramento de Atividades
Estabeleça procedimentos para monitorar e registrar atividades de usuários no sistema de CRM, permitindo desse modo a detecção de comportamentos suspeitos e potenciais violações de segurança.
🟠 Treinamento em Segurança
Treine regularmente o seu time comercial sobre as melhores práticas de segurança de dados, destacando sobretudo a importância de manter a vigilância e aderir aos protocolos de segurança estabelecidos.
Essas medidas vão te ajudar a fim de evitar violações de segurança.
Saiba mais – Satisfação do cliente: o que é e como usar um CRM pode otimizar.
Conheça o Smark CRM
A nossa plataforma de gestão de relacionamento com o cliente pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. Portanto, é a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.
Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus clientes.
Em conclusão, através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local. Tudo isso auxilia na otimização do funil de vendas e alcance de resultados ainda melhores em vendas, mês após mês!
Com o Smark CRM, fica mais fácil:
- acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
- monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
- padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
- administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.
Ainda, com o software, é possível:
- avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
- acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
- organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
- contar com assinatura digital;
- e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.
Além disso, o software conta com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes, trazendo mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado.
O que nossos clientes dizem sobre o Smark CRM
“O Smark CRM tem auxiliado a SPSP em nosso processo de gestão de vendas, facilitando as decisões, proporcionando uma visão geral de nosso segmento e contribuindo para que cada vendedor tenha um histórico completo do relacionamento com o cliente”.
Saulo Cirino, Gestor de Vendas e Marketing da SPSP ⭐⭐⭐⭐⭐
“Fiz acompanhamento diário com a equipe e a Smark fez vários treinamentos, tanto individuais quanto coletivos. Com 6 meses, vimos que a equipe já não tinha dúvidas e inserimos o Smark como ferramenta obrigatória”.
Luiz Carlos Cardoso, Gestor Comercial da Unimed Poços de Caldas ⭐⭐⭐⭐⭐
Agora, é a sua vez!
Antes de mais nada: a sua empresa já possui um CRM? Sua equipe tem dificuldades para utilizar a ferramenta? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?
Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especificamente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!
Experimente na prática e de forma gratuita!