Sim, seu funcionário é parte do sucesso da empresa. Por isso, mantê-lo atualizado sobre os processos e engajado na causa é fundamental. Lembra aquele ditado sobre ‘vender bem o seu peixe’? Saiba que só faz isso quem conhece do pescado, para seguir a analogia.
Como não queremos só entregar o peixe, mas sim ensinar a pescar, simplifiquemos: dominar informações sobre o produto ou serviço que se está comercializando aumenta as chances de conversão.
Seu funcionário é parte do sucesso da empresa
Por isso, é tão importante manter seus colaboradores – principalmente os que tratam direto com o cliente – atualizados e engajados com os compromissos da empresa. Para tanto, é preciso deixar claro ao funcionário que ele é parte fundamental do time, que tem papel importante nas conquistas da firma e deve orgulhar-se disso.
Além, óbvio, de oferecer condições ideais de trabalho (ambiente amigável, equipamento apropriado e todas as condições necessárias para que as tarefas diárias sejam bem desenvolvidas).
Perfil convergente com os valores da empresa
Contratar pessoas de perfil convergente com os valores da empresa é um bom começo. Procure, dessa forma, gente que realmente queira estar ali em vez de pessoas que estão apenas buscando uma ocupação no mercado.
Tenha em mente, portanto, que é possível envolver alguém com bons salários e benefícios. Embora, no entanto, a relação de comprometimento entre trabalhador e companhia só é completa se houver motivações.
Mais que isso: emoções. O gestor precisa mostrar ao grupo que há uma preocupação genuína com as pessoas. Isso fica mais fácil de ser percebido quando existe clima de confiança – o que não significa, entretanto, ausência de conflitos.
Identificação com a empresa
Fazer com que o colaborador se identifique com a empresa fica ainda mais simples com senso de justiça. Por isso, mostrar que os procedimentos não beneficiam uns em detrimentos de outros e de que o RH tem políticas transparentes é fundamental.
Lembre-se, ainda, de não pensar que os funcionários têm obrigação de saber o que os gestores esperam deles. O administrador precisa expor o que quer sempre que demandar uma nova atividade. Convocar a equipe para passar instruções é uma forma didática de instruir e uma boa alternativa para conectar o grupo – entre si e com a chefia.
Dedicar parte do expediente para orientar funcionários não é perda de tempo, é investimento. Isso demonstra preocupação com o crescimento profissional e motiva os colaboradores.
Mantenha seu funcionário atualizado
Mantê-los sempre atualizados, cientes das novidades que a empresa oferece e a par de dados relevantes cria uma atmosfera favorável. Principalmente de que as informações são compartilhadas e não retidas por um grupo de ‘seres superiores’. Afinal, seu funcionário é parte do sucesso da empresa, não esqueça.
Essa prática é facilitada por soluções que permitem o compartilhamento de informações, como é de um Customer Relationship Management (CRM). Esse tipo de ferramenta precisa ser alimentada frequentemente, o que exige interatividade e um senso de pertencimento. Afinal, é uma responsabilidade de todos os colaboradores.
A prática mantém os dados sobre clientes e vendedores sempre em dia. Além de contribuir para o sucesso das vendas – um êxito alcançado com esforço coletivo.
—
Baixe agora:
Dicas: Monte uma equipe de vendas matadora
A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas. Em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.