Mas o que é internet das coisas?
Carros autônomos, fechadura de porta controlada pelo smartphone, um ar condicionado lá na sua casa que poderá ser desligado a qualquer momento, por meio do seu relógio… Estamos falando da internet das coisas.
Mais conhecida como IoT, sigla do inglês Internet of Things, o serviço ainda está emergindo nas nossas discussões em nível nacional. Mas as operadoras de telefonia do Brasil já pressionam bastante a Anatel para começar a lucrar com o serviço.
Quem vai lucrar com isso?
Setores de Telefonia e TI encabeçam a lista. Projeções estimam que o número de dispositivos conectados em todo o mundo pule de 14,4 bilhões em 2014 para mais de 50 bilhões até 2020. Ao todo, estima-se que operadoras de telecomunicações ampliem seus lucros em torno de 26%.
Por que meus clientes vão ter demandas para internet das coisas?
Se você atua no setor de Telefonia, sabe que parte significativa das suas vendas vem dos negócios fechados a partir de contratação de pacote de dados empresariais e número de linhas. Porém, imagine um cenário onde cada aparelho tenha um microchip. Essa é a internet das coisas, que será adotada para aparelhos, eletrônicos, objetos – tudo isso a fim de facilitar processos internos e transações empresariais.
Praticidade, rapidez e eficiência são as vantagens mais citadas. Por exemplo, o sistema de pagamento de uma empresa na Era da IoT, além da agilidade, terá:
- otimização do faturamento;
- diminuição de falhas;
- modernização da marca;
- maior conversão em vendas;
- flexibilidade;
- fidelização de clientes.
Neste cenário, como vou posicionar minha empresa?
Como você pode ver, o cenário é de muito otimismo para o setor de Telefonia. As vendas devem decolar na mesma proporção dos investimentos e além. É muito adequado que você se prepare para este momento de transição, no qual cada vez mais, apareceram novas demandas. Se você não atendê-las, ficará para trás.
Dentro da minha esfera de trabalho, em quais pontos preciso investir?
Exigirá que você tenha estratégia: além de embasar suas ações em uma estratégia, você terá de elaborá-la a partir de dados concretos, como métricas e indicadores. Como é um serviço novo no Brasil e no mundo, será ainda mais difícil baseá-lo na sua intuição.
Você terá a necessidade de contar com uma ferramenta que ofereça relatórios completos e personalizáveis, que poderá ser usada à exatamente aquilo que sua empresa precisa.
Você terá de conhecer os hábitos e necessidades do seu cliente
Mais do que nunca, essa será uma necessidade urgente. Partindo do pressuposto que cada empresa utilizará a internet das coisas diante de um cenário específico (sua sistemática de trabalho), suas particularidades tornam-se igualmente mais específicas, bem como suas necessidades.
Para oferecer o pacote certo de conexão com a internet, você terá de conhecer o seu cliente, sua rotina e necessidades.
Você terá de investir em desenvolvimento profissional
O mercado da telefonia, hoje, não tem espaço para qualquer pessoa em busca de uma renda. Não é atoa que os profissionais com maior tempo de atuação em Telefonia têm os melhores resultados. E com a internet das coisas, esta é uma tendência crescente. Apenas os melhores e mais preparados profissionais terão uma taxa de sucesso satisfatória.
Para tanto, você deve sempre estar conectado com o funil de vendas de cada um, oferecer feedback que auxiliam no desenvolvimento profissional e acompanhar as métricas de produtividade para ter certeza que conta com a melhor equipe!
Ofereça a melhor venda consultiva
Qualquer empresa quer ser a melhor no seu ramo de atuação. Antes de tudo, o profissional precisará conhecer tecnologia e saber exatamente do que está falando. Ele precisará ser o mestre das vendas consultivas e, para isto, precisa estar bem amparado por ferramentas como um bom sistema de CRM.
Toda venda consultiva exige muito conhecimento sobre a atmosfera de negócio do prospect e quais poderiam ser as necessidades dele.
Além disso, um histórico de relacionamento completo é a ferramenta que aponta quais ações de venda funcionam com aquele prospect e quais não.
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