APIs o que são

O que são APIs e que diferença elas fazem na sua gestão comercial?

Entenda como funcionam as APIs e por que levar isso em consideração na hora de escolher seu software de CRM.

O mundo está cada vez mais conectado! Ou seja, não dá mais para manter os diversos softwares da sua empresa funcionando separadamente.

É por isso que a Smark lançou Smark 3.0. Também conhecida como Connection, a nova versão da plataforma chega com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes.

Mas como isso foi possível? Com APIs, é claro!

Neste texto, vamos ajudá-lo a navegar pelo assunto. Entenda o que é API e qual a diferença que esse recurso traz para a sua gestão comercial. Confira!

O que são APIs?

API significa “Application Programming Interface”, ou seja, interface de programação de aplicativos (em tradução livre). 

Uma API é um conjunto de códigos de programação que permite a transmissão de dados entre um produto de software e outro. Ela também contém os termos dessa troca de dados.

Você pode pensar em uma API como um menu de restaurante. O menu fornece uma lista de pratos que você pode pedir, além da descrição de cada prato. Ao especificar quais itens do menu você deseja consumir, a cozinha do restaurante faz o trabalho e fornece o prato. 

Você não sabe exatamente como o restaurante prepara essa comida, e você não realmente precisa. Afinal, quantas vezes você foi à cozinha de um restaurante acompanhar o processo. Poucas ou nenhuma, certo?

Mas como foi possível realizar tudo isso se você não esteve nessa cozinha em questão? Através de um elo de ligação, o garçom (ou a API)! Ele é o mensageiro que registra seu pedido e informa à cozinha como proceder para, então, trazer o prato até você.

APIs na prática

É assim que funciona a API de um site como o Airbnb, por exemplo. 

Você escolhe a cidade e as datas para as quais gostaria de uma reserva, além de outras características do imóvel. Ao encontrar um local do seu agrado, chega a hora de reservar!

Para tornar tudo isso possível, você, o usuário, interage com o website ou com o aplicativo do Airbnb para acessar o seu banco de dados, conferir se há lugares disponíveis nas datas desejadas e o custo.

Camada de segurança

Além de atuar como mensageiro, a API também é um guarda-costas!

Ou seja, os dados nunca são totalmente expostos ao servidor e, da mesma forma, o servidor nunca é totalmente exposto ao usuário. As diferentes pontas se comunicam por meio de pequenos pacotes de dados, compartilhando apenas o que é necessário.

Afinal, quando você informa um restaurante sobre o que deseja almoçar, não é necessário fornecer seus dados bancários, certo?

O papel das APIs para o Smark 3.0

A integração de sistemas proposta pelo Smark 3.0 ajuda a otimizar o trabalho das equipes da sua empresa, melhorando todo o fluxo de trabalho. Ou seja, isso impacta tanto no cotidiano do time quanto no atendimento ao cliente, que pode se tornar mais rápido e simples de executar.

Mas, para tornar a nova versão possível, o time de desenvolvimento da empresa precisou realizar uma redefinição da arquitetura das APIs, trabalhando com a tecnologia mais atualizada no mercado, lançando a sua nova API Core 3.0.

Segundo o sócio e CTO da Smark, bio Beckenkamp, a nova API expõe todos os recursos do software:

 

“É possível trazer conversas com o cliente que já aconteceram no Linkedin, por exemplo, para dentro do Smark CRM, integrar o pós-vendas, trazer produtos e serviços do ERP e sincronizá-los, sincronizar preços e muitas outras coisas importantes”.

CRM e transformação digital

A transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a forma como você opera e entrega valor aos clientes.

Mas, a transformação não é somente sobre tecnologia, embora envolva profundamente abraçar a TI e as novas ferramentas disponíveis no mercado. Ela é também uma mudança cultural que exige que as organizações experimentem coisas novas, inclusive novas formas de pensar o próprio negócio.

Cada vez mais empresas, seja no segmento da saúde, indústria, facilities ou demais áreas, estão encontrando nas ferramentas tecnológicas a resposta para oferecer serviços com maior qualidade e agilidade.

Nesse cenário, ferramentas como os CRMs são úteis também para melhorar a experiência dos clientes, já que podem organizar as tarefas e informações para que o vendedor tenha tudo em mãos na hora de marcar uma conversa com o cliente.

Além disso, é possível automatizar processos do dia a dia, melhorar a análise de dados e  personalizar atendimentos.

Conheça o Smark 3.0!

Além da nova função de integração maximizada presente na versão 3.0 graças às APIs, o software continua contando com as características já conhecidas pelos clientes. 

É a solução completa para vendas e pós-vendas, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar. Ou seja, tudo feito sob medida para facilitar o acesso e a organização de equipes, contratos e oportunidades.

Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.

Com o Smark CRM, você consegue:

  • acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
  • monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
  • padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
  • administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.

Também é possível:

  • avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
  • acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
  • organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
  • contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
  • e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.

Tudo isso em uma plataforma intuitiva e fácil de entender, garantindo o melhor uso pela sua equipe comercial!

Smark 3.0 na Mídia

O lançamento do Smark 3.0, ou Connection, também virou notícia.

Confira:

Jornal do Comércio;

SalesTech Brasil;

Jornal Web Digital.

Agora, é a sua vez!

O seu CRM não conta com as tecnologias mais avançadas para integração total com outros softwares? Ele não foi feito sob medida para a área comercial? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?

Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especialmente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!

Experimente na prática e de forma gratuita!

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