Sem dúvidas, as vendas consultivas na pandemia foram redefinidas.
Afinal, um dos elementos mais importantes nesse tipo de venda é justamente a relação próxima que se constrói com o cliente, elemento esse que, de maneira física, é inviável nesse momento.
Sendo assim, para que as metas de vendas continuem sendo alcançadas, é necessário que exista uma transformação digital nas organizações, que necessitam cada vez mais de soluções eficazes para otimizar o desempenho.
Vendas consultivas na pandemia: o que mudou?
O digital agora é protagonista. Entender que o cenário mudou e que se adaptar é necessário, se torna parte fundamental do processo.
Sem dúvidas, o aumento da adoção de ferramentas digitais é a principal mudança dentro do contexto de vendas consultivas. Para o especialista em vendas consultivas e CEO da SMark, Leandro Ceccato, não é hora de esperar:
“Não podemos esperar passar a pandemia pra ter contato com cliente, agora é necessário que o contato seja mais frequente do que antes, é preciso marcar espaço.”
Além disso, existem muitos pontos positivos em relação às vendas online. Nas vendas B2B e principalmente aquelas de caráter mais consultivo, era muito comum o cliente exigir a presença física do consultor comercial para apresentar seus serviços.
Acontece que isso fazia com que a disponibilidade de tempo do consultor fosse reduzida. Em uma cidade grande como São Paulo, por exemplo, ele conseguia fazer cerca de duas visitas por dia, apenas.
Já através do online, é possível aumentar a produtividade. Desse modo, o consultor tem melhor facilidade para conciliar as agendas.
Além disso, o uso de aplicativos para apresentações se tornaram de maior conhecimento. Gerentes e consultores descobriram o quanto essas ferramentas podem ser produtivas e favoráveis no dia a dia.
Diferenças das vendas presenciais para as vendas online
Não podemos negar que a venda presencial propicia uma intimidade maior entre cliente e fornecedor. Ou seja, isso ultrapassa o interesse simples naquele negócio, podendo chegar em indicações de outras oportunidades, por exemplo.
O cafezinho com o cliente e particularidades da empresa, que apenas surgem na sala do cafezinho, é um ponto forte das visitas presenciais. Entretanto, mesmo sabendo que a presença física agrega mais, o custo dela é muito maior.
Por isso, é importante se esforçar nas reuniões online para estabelecer um contato mais amigável. Leandro Ceccato afirma que:
“Perguntar mais sobre a pessoa, compartilhar com ela questões pessoais que são comuns a todos nesse momento de pandemia pode ajudar a compensar o distanciamento físico.”
Ferramenta para manter a alta performance em vendas mesmo durante a pandemia
Como já falamos nesse texto, as vendas online ganham quando o assunto é produtividade. Entretanto, para que isso aconteça, é necessário que o vendedor possa contar com uma ferramenta completa, que seja feita para otimizar processos e garantir a alta performance em vendas.
Pronto para rodar uma estratégia vencedora de vendas, o SMark CRM é a ferramenta que faltava na sua empresa para que o gerente possa ter mais insights estratégicos.
Alguns dos recurso do SMark CRM são:
- Gestão do funil de vendas por regional;
- Acompanhamento da taxa de conversão em cada fase da venda;
- Aplicativo móvel com check-in e registro de visitas por comando de voz;
- Gestão do pós-venda com os fluxos de atividades, renovação de contratos e gestão de clientes em risco;
- Fluxos automatizados de Go-no-Go;
- Lembretes diários de followups e visitas;
- Integração das equipes de agendamento com os consultores;
- Transferência em lote dos leads não trabalhados pelos consultores.
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A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.