As feiras no Brasil atingiram um grau de profissionalismo e grandeza impressionantes. Só para citar alguns exemplos: HOSPITALAR (SP; 96 mil visitantes em 2015; 1.250 expositores), FUTURECOM (RJ; 14 mil visitantes em 2014; 350 expositores) e FIMMA (RS; 33 mil visitantes em 2015; mais de 600 expositores).
Junto dessa grandeza toda, os preços também alcançam valores impressionantes. Do ponto de vista do expositor, é comum encontrar grandes e tradicionais feiras no mercado europeu com o preço do metro quadrado mais barato que as feiras nacionais.
Mas se para participar como expositor em busca de novas oportunidades está caro demais, considere visitar as feiras que reúnem expositores que fazem parte do perfil de cliente de sua empresa. Feiras são excelentes locais para prospecção. Você consegue acesso rápido a uma infinidade de empresas e tem a chance de fazer uma abordagem de forma descontraída e próxima. Mesmo que o interlocutor que você busca não esteja presente, pode-se conseguir contato com outra pessoa da empresa que servirá como referência posteriormente, lhe possibilitando enviar um e-mail ao seu interlocutor comentando que esteve em contato com um colega seu na feira. Lembre-se que poder citar no e-mail o nome de alguém da empresa que lhe recebeu na feira, já dará mais credibilidade ao seu contato, evitando ser desconsiderado já na primeira abordagem, principalmente se por e-mail ou telefone.
Algumas dicas para os vendedores que querem aproveitar as feiras para abrir novas oportunidades:
1. Pesquise quais são as grandes feiras nacionais cujo perfil do expositor se enquadra com sua empresa e escolha aquelas com maior potencial.
2. Programe-se com antecedência para a compra de passagens aéreas e reservas de hotéis. Faça render a verba de marketing liberada para você.
3. Prepare-se bem com cartões e folders.
4. Não seja intrusivo demais. Os expositores investem alto para estar na feira e podem ficar desconfortáveis se você tomar tempo demais deles. Tenha como meta principal obter os contatos do seu interlocutor e a referência de quem lhe atendeu.
5. Faça seu tempo render para visitar o máximo de empresas possíveis durante a feira mas não esqueça de dar a atenção devida a quem for receptivo a suas abordagens.
6. Cadastre todos os contatos obtidos no seu CRM e faça contato uma semana após o fim da feira para dar tempo as pessoas, se for o caso, de retomarem suas atividades após a feira.
Leandro Ceccato
Diretor comercial – SMark