Entenda como funcionam as APIs e por que levar isso em consideração na hora de escolher seu software de CRM.
O mundo está cada vez mais conectado! Ou seja, não dá mais para manter os diversos softwares da sua empresa funcionando separadamente.
É por isso que a Smark lançou Smark 3.0. Também conhecida como Connection, a nova versão da plataforma chega com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes.
Mas como isso foi possível? Com APIs, é claro!
Neste texto, vamos ajudá-lo a navegar pelo assunto. Entenda o que é API e qual a diferença que esse recurso traz para a sua gestão comercial. Confira!
O que são APIs?
API significa “Application Programming Interface”, ou seja, interface de programação de aplicativos (em tradução livre).
Uma API é um conjunto de códigos de programação que permite a transmissão de dados entre um produto de software e outro. Ela também contém os termos dessa troca de dados.
Você pode pensar em uma API como um menu de restaurante. O menu fornece uma lista de pratos que você pode pedir, além da descrição de cada prato. Ao especificar quais itens do menu você deseja consumir, a cozinha do restaurante faz o trabalho e fornece o prato.
Você não sabe exatamente como o restaurante prepara essa comida, e você não realmente precisa. Afinal, quantas vezes você foi à cozinha de um restaurante acompanhar o processo. Poucas ou nenhuma, certo?
Mas como foi possível realizar tudo isso se você não esteve nessa cozinha em questão? Através de um elo de ligação, o garçom (ou a API)! Ele é o mensageiro que registra seu pedido e informa à cozinha como proceder para, então, trazer o prato até você.
APIs na prática
É assim que funciona a API de um site como o Airbnb, por exemplo.
Você escolhe a cidade e as datas para as quais gostaria de uma reserva, além de outras características do imóvel. Ao encontrar um local do seu agrado, chega a hora de reservar!
Para tornar tudo isso possível, você, o usuário, interage com o website ou com o aplicativo do Airbnb para acessar o seu banco de dados, conferir se há lugares disponíveis nas datas desejadas e o custo.
Camada de segurança
Além de atuar como mensageiro, a API também é um guarda-costas!
Ou seja, os dados nunca são totalmente expostos ao servidor e, da mesma forma, o servidor nunca é totalmente exposto ao usuário. As diferentes pontas se comunicam por meio de pequenos pacotes de dados, compartilhando apenas o que é necessário.
Afinal, quando você informa um restaurante sobre o que deseja almoçar, não é necessário fornecer seus dados bancários, certo?
O papel das APIs para o Smark 3.0
A integração de sistemas proposta pelo Smark 3.0 ajuda a otimizar o trabalho das equipes da sua empresa, melhorando todo o fluxo de trabalho. Ou seja, isso impacta tanto no cotidiano do time quanto no atendimento ao cliente, que pode se tornar mais rápido e simples de executar.
Mas, para tornar a nova versão possível, o time de desenvolvimento da empresa precisou realizar uma redefinição da arquitetura das APIs, trabalhando com a tecnologia mais atualizada no mercado, lançando a sua nova API Core 3.0.
Segundo o sócio e CTO da Smark, Fábio Beckenkamp, a nova API expõe todos os recursos do software:
“É possível trazer conversas com o cliente que já aconteceram no Linkedin, por exemplo, para dentro do Smark CRM, integrar o pós-vendas, trazer produtos e serviços do ERP e sincronizá-los, sincronizar preços e muitas outras coisas importantes”.
CRM e transformação digital
A transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a forma como você opera e entrega valor aos clientes.
Mas, a transformação não é somente sobre tecnologia, embora envolva profundamente abraçar a TI e as novas ferramentas disponíveis no mercado. Ela é também uma mudança cultural que exige que as organizações experimentem coisas novas, inclusive novas formas de pensar o próprio negócio.
Cada vez mais empresas, seja no segmento da saúde, indústria, facilities ou demais áreas, estão encontrando nas ferramentas tecnológicas a resposta para oferecer serviços com maior qualidade e agilidade.
Nesse cenário, ferramentas como os CRMs são úteis também para melhorar a experiência dos clientes, já que podem organizar as tarefas e informações para que o vendedor tenha tudo em mãos na hora de marcar uma conversa com o cliente.
Além disso, é possível automatizar processos do dia a dia, melhorar a análise de dados e personalizar atendimentos.
Conheça o Smark 3.0!
Além da nova função de integração maximizada presente na versão 3.0 graças às APIs, o software continua contando com as características já conhecidas pelos clientes.
É a solução completa para vendas e pós-vendas, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar. Ou seja, tudo feito sob medida para facilitar o acesso e a organização de equipes, contratos e oportunidades.
Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.
Com o Smark CRM, você consegue:
- acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
- monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
- padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
- administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.
Também é possível:
- avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
- acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
- organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
- contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
- e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.
Tudo isso em uma plataforma intuitiva e fácil de entender, garantindo o melhor uso pela sua equipe comercial!
Smark 3.0 na Mídia
O lançamento do Smark 3.0, ou Connection, também virou notícia.
Confira:
Agora, é a sua vez!
O seu CRM não conta com as tecnologias mais avançadas para integração total com outros softwares? Ele não foi feito sob medida para a área comercial? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?
Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especialmente para a gestão completa de vendas e pós-vendas, agora de forma ainda mais integrada!