5 benefícios do CRM na gestão estratégica de vendas

5 benefícios do CRM na gestão estratégica de vendas

Você sabe o que é e quais são os benefícios do CRM?

Um sistema de CRM (Customer Relationship Management) é uma solução destinada a melhorar o relacionamento com os clientes existentes, de modo a facilitar a prospecção de novos negócios e até reconquistar clientes perdidos.

Por isso ele pode ajudar consideravelmente na gestão estratégica de vendas.

Sistema de CRM na estratégica de vendas

Este sistema de CRM passa a ser para as equipes de vendas e marketing uma ferramenta de coleta, organização e gestão de dados sobre o mercado.

Além disso, é um hub centralizador para a reposição e o registro de históricos sobre o relacionamento com os clientes.

De acordo com uma pesquisa da Bain & Co., inclusive, o sistema de CRM pode aumentar a taxa de retenção em 5% e gerar lucros de até 95%.

Isso porque toda a gestão estratégica de vendas do negócio passa a ser centrada no cliente, com decisões comerciais priorizando o relacionamento.

Então, sua empresa já conta com um CRM?

Veja, a seguir, em detalhes quais são os principais benefícios que este tipo de solução pode trazer para sua gestão estratégica de vendas.

Os principais benefícios do CRM para sua empresa

1. CRM ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes ativos

Uma das principais vantagens da utilização de um CRM é a obtenção de uma melhor satisfação do cliente.

Ao usar esta estratégia, no entanto, todas as negociações envolvendo manutenção, comercialização e venda de seus produtos passa a ser realizada de forma organizada e sistemática. Potencializando, dessa forma, a gestão estratégica de vendas do seu negócio.

Você também consegue melhorar os serviços aos clientes através de uma melhor compreensão dos seus problemas. Resultando no aumento da fidelidade.

O sistema cria na equipe de vendedores a necessidade de receber e registrar feedbacks contínuos, e estes dados podem ser usados para definir planos de ação.

2. CRM potencializa o aumento do ticket médio dos clientes

Com os dados coletados pelo sistema de CRM, você também dá aos vendedores informações sobre todo o histórico de vendas, inclusive o ticket médio (a média de gastos em cada compra).

Além disso, essa informação é usada para melhorar as negociações e aumentar as vendas para cada cliente.

Rapidamente, antes de abordar um cliente, o vendedor pode analisar quais são os itens mais comprados por ele. Assim, pode ofertar novos produtos e serviços (complementares, similares etc.).  

3. CRM melhora a comunicação da equipe comercial

Uma boa solução de CRM também ajuda na construção de uma melhor comunicação dentro do departamento de vendas.

A partilha de dados entre os diferentes profissionais do comercial e até com outros departamentos (backoffice e marketing, por exemplo), entretanto, faz com que todos conheçam melhor a clientela.

Ao invés de fazer diversas ligações telefônicas para o pessoal de suporte, um vendedor só precisa ir até o sistema e acessar as informações sobre um determinado cliente, por exemplo.

Ele também pode imputar eventos para que outros colegas colaborem com uma negociação. Enfim, o sistema passa a ser uma ferramenta eficiente de comunicação interna.

4. CRM integra melhor os times de marketing e vendas

O CRM é também uma excelente ferramenta para promover a integração da equipe comercial com o marketing.

Os analistas de marketing podem buscar dados e cruzá-los para entender o comportamento do cliente, verificar quais são os produtos que têm mais aceitação, etc.

Logo, tendo dados sempre atualizados e fiéis, marketing e vendas podem fazer ações conjuntas de propaganda, eventos etc.

5. CRM oferece mais poder gerencial ao líder de vendas

Um bom software de CRM também é uma ferramenta gerencial que dá ao líder do comercial insumos para verificar produtividade, força de venda, entre outros indicadores.

Em poucos cliques, é possível gerar relatórios do desempenho de cada vendedor ou da equipe como um todo.

E isso melhora o poder de decisão, ajuda a confeccionar planos de ação, estipular metas e cobrar resultados. Com um bom CRM, o gestor de vendas têm uma visão panorâmica da área onde quer que ele esteja. Sem precisar que os vendedores parem suas atividades para enviar relatórios.

Agora que você já sabe os benefícios do CRM, me diga: Você já conta com um bom software de CRM em sua estratégia de vendas? Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

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