Saber como alcançar a fidelização de clientes é uma meta que todas as empresas que trabalham com vendas almejam atingir. Conquistar o prospect e fazê-lo um cliente, oferecer serviço e atendimento de excelência a ponto de renovar contrato ou até gerar novas oportunidades, como contratação de pacotes adicionais, é uma meta que traz ganhos reais para as empresas.
Sonho, né?!
QUAIS AS RAZÕES PARA FIDELIZAR CLIENTES?
Bem, as razões para descobrir como alcançar a fidelização de clientes e trabalhar em busca de compradores fiéis e engajados com sua marca são muitas. A principal delas, no entanto, é financeira:
- a retenção de clientes diminui os gastos com prospecção;
- torna a receita líquida um pouco mais previsível.
Além disso, há outras razões que merecem nossa atenção:
Confiar na sua empresa faz com que comprem mais
É estatístico que, a medida que o tempo passa, o cliente que é fiel à uma marca tende a fazer compras cada vez maiores, com valores maiores. Isso acontece porque ele se encoraja a experimentar outros produtos e serviços da mesma marca. Trata-se, portanto, de um crescimento escalável de vendas.
Cliente fiel compra de novo
Se você tem um bom atendimento e oferece um bom serviço, seu cliente vai comprar de novo. Ou então, vai renovar um pacote de serviço ou até contratar um adicional. O que importa, portanto, é que você será lembrado por ele no futuro para novos negócios.
Eles indicam você
Se o cliente gosta do seu serviço, gosta do seu atendimento e tem uma boa experiência com o que você oferece, ele indica você espontaneamente para pessoas que estão com as mesmas dores que ele. Afinal, ele enxerga você como uma solução confiável.
E a sensação de vitória quando você presencia isso acontecendo na sua empresa, hein?!
TÁ, ENTÃO COMO EU FAÇO PARA FIDELIZAR CLIENTES?
Fazer com que o cliente mantenha o seu nome na cabeça e sempre recorra a você no momento em que precisar não é uma tarefa, digamos, fácil. Mas há um jeitinho. Quer algumas dicas?
Entregue valor
Faça seu cliente ter certeza do bom negócio desde o momento da contratação. Transmita confiança e seja ético, entregando aquilo que promete.
Tenha um bom serviço de suporte
Esteja à disposição para contornar possíveis problemas que o cliente possa ter a partir da contratação do serviço.
Monitore resultados sempre
É a única forma de saber o quanto você está perto dos seus resultados. Se você estiver longe, ao monitorar saberá o que está atravancando seu caminho.
Conheça o seu cliente
Você precisa ser assertivo ao oferecer a solução. E uma vez fechado o negócio, conheça o seu cliente a ponto de nunca deixá-lo sem respostas ou com expectativas não correspondidas.
Invista em relacionamento
Mecanismos que ajudem você a se relacionar com o seu cliente ou até mesmo a fazer a gestão correta deste relacionamento são seu melhor investimento para alcançar a fidelização de clientes. Saiba mais.
Dedique atenção também no pós-venda:
Não lembre do cliente só na hora da venda. Depois de fechar negócio, estabeleça uma cadência de contatos para checar a satisfação com seu serviço ou produto. É comum surgirem novas oportunidades de negócio quando se estabelece este canal direto. Isso passa segurança aos seus clientes.
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