Plano de Vendas

Como elaborar um plano de vendas: salvando seu setor comercial do abismo

Como bom gestor de vendas, você já deve saber como elaborar um plano de vendas. Mas será que você está por dentro da verdadeira importância que esse planejamento tem para o sucesso dos seus negócios? 

Primeiro e, apesar de óbvio, precisamos pontuar que o plano de vendas de uma empresa é uma parte essencial da sua estratégia. Isso porque planejar é fundamental para antecipar o futuro, melhorar suas ações e aprender com os erros cometidos até então – buscando prevê-los da melhor maneira possível. 

Como elaborar um plano de vendas: o que você deve levar em consideração ao traçar seu planejamento? 

Para acompanhar de perto o desempenho de sua equipe – além de usar o plano de vendas para fazer previsões e comparar a performance da empresa com o mercado – é preciso que você tenha em mente alguns objetivos. 

Na hora de pensar como elaborar seu plano de vendas, preste atenção nos seguintes tópicos:

  • Metas de venda da sua empresa;
  • Estratégia de vendas adequada para seu mercado-alvo;
  • Táticas de vendas para seu time;
  • Táticas de motivação para a equipe de vendas;
  • Desenvolvimento de um orçamento; 
  • Métricas precisas e claras;
  • Acompanhamento de análises de desempenho e métricas periodicamente.

Elaborando uma estratégia de vendas 

Se você quer ter clareza nos seus negócios, então está mais do que na hora de aprender a como elaborar um bom plano de vendas. Mire em um alvo específico e torne a sua pontaria muito mais afiada. 

Mas como fazer isso? 

Bem, considere que você precisa estabelecer metas, identificar resultados, criar planos de ação e focar no seu time e na sua clientela… Como facilitar a coleta desses dados? Arriscamos dizer que será necessário o uso de um sistema de CRM.  

Como um sistema de CRM pode melhorar a elaboração do seu plano de vendas?

Para começar, um CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que estrutura a gestão do relacionamento com os clientes e prospects. Por meio do sistema, toda a gestão estratégica passa a ter foco no cliente e suas necessidades.

Assim, suas decisões comerciais serão baseadas nessas demandas.

Os benefícios do CRM para o plano de negócios 

Com um CRM, por exemplo, todos os dados de negociação são centralizados. Dessa forma, as vendas começam a ser registradas de forma mais organizada. Resultado? Sua gestão de vendas potencializada ao máximo. 

Sistemas de CRM também ajudam na elaboração do plano de vendas por otimizarem a comunicação interna do setor de vendas. Com os dados centralizados, os ruídos serão praticamente reduzidos a zero. 

Além disso, sua equipe de marketing e vendas irá trabalhar de forma integrada. Duvida? Então saiba que, com um CRM, sua equipe de analistas de marketing podem buscar dados e cruzá-los para entender o comportamento do cliente e verificar quais produtos ou serviços têm mais aceitação. 


A SMark conta com mais de 20 anos de mercado e trabalha para ser o parceiro ideal na implementação da sua estratégia comercial, gerando conhecimento, inovação e tecnologia. Nossa missão é levar eficiência E GESTÃO para o seu setor de vendas. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.    

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