Sem dúvidas, saber como estruturar um processo comercial é fundamental para o bom andamento e sucesso da sua equipe de vendas.
Ainda assim, mesmo sendo tão fundamental, ter um processo comercial bem estruturado pode ser um grande desafio para diversas empresas e gestores.
Dessa forma, vamos dar algumas dicas de boas práticas para um processo comercial eficiente . Assim, você será capaz de visualizar nitidamente as ações que deram certo e as que precisam de uma solução melhor. Acompanhe!
Estruturar processo comercial: o que é?
Entende-se como processo comercial tudo aquilo que envolve desde o primeiro contato com o lead até o fechamento do contrato de compra de um produto ou serviço.
Ou seja, são todas as tarefas necessárias, listadas em ordem cronológica, para que uma venda se realize, com começo, meio e fim bem definidos.
Ter um processo comercial bem estruturada exige o acompanhamento tanto de métricas, como de processos e resultados.
Como ter eficiência?
Agora que você já entendeu o que é um processo comercial, é necessário entender como fazê-lo de maneira eficiente. O primeiro passo, sem dúvidas, é deixar ele o mais claro possível para a sua equipe de vendas.
Muitas vezes os gestores sabem exatamente como funciona todo o processo, mas de nada adianta quando a sua equipe, os que estão na linha de frente, não possuem o mesmo entendimento.
Para estruturar um processo comercial de forma eficiente, é necessário transformá-lo em algo tangível para os vendedores.
Deixar claro como tudo deve funcionar faz com que seus vendedores saibam onde estão, quais etapas do processo ainda faltam e o que fazer para atingir determinado objetivo.
Faça um acompanhamento diário
Para que tudo funcione conforme o planejado, é necessário um acompanhamento diário.
O gestor precisa entender como os vendedores estão se relacionando com os clientes e identificar o que é preciso fazer para que o relacionamento avance para a próxima etapa.
Além disso, não esqueça que os negócios perdidos se tornam aprendizados sobre o que não fazer. Assim, procure repassar o dia anterior pela manhã, analise tudo que deu certo, mas também o que ainda precisa melhorar.
Afinal, como ter uma equipe bem estruturada?
O CEO da SMark e especialista em vendas consultivas, Leandro Ceccato, fala nesse vídeo sobre como estruturar um processo comercial eficiente, replicável e escalável para empresas de facilities e também para empresas que trabalham com refeições coletivas.
Você já conhece o SMark CRM?
A SMark ajuda as empresas de facilities a impulsionar suas vendas e a cuidar muito bem da retenção dos seus clientes.
Temos uma plataforma de CRM que vêm pronta para sua equipe sair rodando, com o melhor processo comercial e as melhores práticas de venda.
Com clientes referenciais no segmento de refeições coletivas, a SMark focou na especialização do seu CRM para atender as particularidades e o modelo de gestão deste mercado.
Recurso do SMark CRM para facilities:
- Gestão do funil de vendas por regional;
- Acompanhamento da taxa de conversão em cada fase da venda;
- Aplicativo móvel com check-in e registro de visitas por comando de voz;
- Gestão do pós-venda com os fluxos de atividades, renovação de contratos e gestão de clientes em risco;
- Fluxos automatizados de Go-no-Go;
- Lembretes diários de followups e visitas;
- Integração das equipes de agendamento com os consultores;
- Transferência em lote dos leads não trabalhados pelos consultores.
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A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.