Se você trabalha no comércio de produtos e serviços de Telefonia, com venda porta a porta e suas demandas envolvem melhoria de estratégia para equipe de vendas, provavelmente deve se perguntar: quais práticas devo adotar para tornar meu setor comercial externo mais competitivo?
Por isso, listamos algumas reflexões.
Cada tópico aborda uma pergunta que você deve fazer a si mesmo e entender como tornar sua estratégia para equipe de vendas mais produtiva.
Veja se sua estratégia para equipe de vendas é produtiva perguntando para si mesmo o seguinte:
1. Você conhece seu cliente?
Saber quem é seu público-alvo é essencial para fazer uma abordagem certeira e buscar a melhoria da estratégia para equipe de vendas.
A atenção ao comportamento do consumidor é adjetivo do bom empreendedor e também deve ser do vendedor que o visita: serve de balizador para o seu próprio comportamento, que deve ser flexível e adaptar-se sempre às necessidades do cliente abordado.
2. O que seu cliente fala sobre seu serviço/produto?
Já ouviu falar no marketing boca a boca?
É desta forma que produtos e serviço ganham reconhecimento e fama, sejam estes bons ou maus.
Com a popularização da internet, o comentário sobre determinada marca ganhou força em fóruns de discussão/debates e sites de reclamações, principalmente para o cliente que recebe vendedores que visitam seu negócio.
Monitore a opinião pública sobre seu serviço para mantê-la sempre alinhada com uma boa estratégia para equipe de vendas.
3. As ofertas que sua equipe faz atendem às expectativas do cliente?
Quais são as preferências do seu cliente, você sabe? Invista em conhecê-las para personalizar ofertas e recomendações.
Quando fizer novas propostas, certifique-se de estar contemplando o gosto dele, a personalidade e as necessidades.
4. Você controla as possibilidades de negócio com o rigor que deveria?
Numa situação hipotética, digamos que seu vendedor faça uma visita e o cliente fica muito interessado em contratar um novo pacote de serviço que amplia o número de linhas, mas ele tem um plano fidelidade cujo contrato vence em 90 dias.
Antes disso, abrir mão do serviço que ele já utiliza não é uma possibilidade.
Você deveria mantê-lo por perto já que ele é um cliente em potencial.
Mas sua equipe externa ainda utiliza aquele bloco de formulários que servem como pré-cadastro de cliente…
Como você conseguiria controlar esses leads sem um sistema eficiente de gestão de relacionamento com o cliente?
5. A carteira de clientes é patrimônio da empresa, certo?
Todo prospect é um patrimônio da empresa. Portanto, você precisa de um mecanismo completo e eficiente para gerenciá-los.
Tenha sempre em mente que, para executar uma boa estratégia para equipe de venda, você deve manter sua carteira de clientes tempo suficiente para trabalhá-la e desenvolver reais oportunidades de negócio.
Problemas como “colisão de carteiras” ou perda de oportunidades de venda por falta de gestão devem ser contornadas de alguma forma.
Se você precisa de ajuda neste aspecto, preste atenção no próximo item.
6. Você usa a tecnologia para aproximar seu cliente?
A internet potencializou sua comunicação com o cliente: com a interação facilitada, ele sente que tem uma via de acesso direto com sua empresa, produto e serviço.
Além disso, a tecnologia ajuda a melhorar processos de gestão.
Você explora todo esse potencial?
A contratação de plataformas que ajudam você a fazer o gerenciamento da relação com o consumidor é uma excelente solução para o tópico que citamos no item acima. Uma dessas plataformas, é o CRM da SMark para empresas de Telecom.
O CRM para Telecom é uma excelente opção para fazer um completo e eficiente controle do histórico de visitas, ações de venda, controle de carteira com informações completas sobre o prospect ou cliente. CLIQUE AQUI PARA LER SOBRE O ASSUNTO.
7. Sua equipe se comunica adequadamente?
Comunicar bem é uma arte. Pode parecer besteira, mas se você nunca refletiu sobre isso, o melhor é começar a pensar.
Vendedores que se expressam bem utilizando da forma correta a linguagem verbal e corporal têm maior poder de reter atenção de clientes e maior potencial de persuasão durante uma visita.
Melhorar habilidades de comunicação é uma estratégia simples e importante que pode fazer a diferença na sua estratégia de vendas porta a porta.
8. Você não está subestimando seu cliente?
O cliente, hoje, é protagonista do processo de compra.
Manter uma conversa sincera e genuína sobre o que o produto pode fazer e o que não pode é um segredo de sucesso para qualquer vendedor.
O consumidor valoriza o profissional autêntico que não investe em manobras de enganação.
No longo prazo, este valor é mais importante do que um sucesso imediato.
9. Você motiva e inspira sua equipe?
Faça um planejamento com metas claras de prospecção, vendas e fidelização e direcione seus vendedores para realizar e concretizar.
Seja quem entrega soluções e inspira sua equipe a ser um time que entrega, também.
Além disso, faça com que sua estratégia seja personalizada a ponto de seus colaboradores se identificarem com aquilo.
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