A liderança comercial é uma das carreiras mais valorizadas. O líder de vendas é muito importante dentro de uma estrutura empresarial, especialmente em momentos como este que estamos vivendo, com concorrência cada vez mais acirrada e clientes cada vez mais exigentes e bem informados.
Se você é um líder de vendas, continue lendo este artigo; aqui vamos refletir sobre os hábitos que podem elevar o seu sucesso!
Nossa base é o livro best seller ‘Attitude is Everything”, de Jeff Keller, um dos mais renomados conferencistas do mundo que investiga o sucesso profissional.
Nesta obra, ele aponta alguns dos princípios de atitude que podem elevar os resultados de qualquer profissional.
Acompanhe!
1. Líder de vendas: Seja paciente
A paciência, em vendas, é um hábito que precisa ser desenvolvido e cultivado.
Afinal, a pressão é grande.
É preciso ser paciente com os clientes, que têm seus próprios processos e velocidade para decidir, mas também com os vendedores.
Estes não podem ser tratados como se fossem todos iguais.
Um bom líder de vendas é aquele que lida com situações adversas sem “esquentar a cabeça”, buscando facilitar o trabalho de sua equipe e também dar diretrizes claras e objetivas.
2. Demonstre comprometimento
Parece desnecessário dizer que o comprometimento deve fazer parte do dia a dia de um líder de vendas.
Mas, é mais do que isso. É preciso demonstrar comprometimento.
Este é um hábito que deve ser mantido com o time de vendedores, pois eles estão sempre olhando para a chefia como uma “bússola”, mas também com a clientela, que precisa perceber a vontade da empresa de realmente solucionar seus problemas por meio dos produtos e serviços ofertados.
A comunicação franca e facilitada pode ser uma das maneiras de demonstrar esse comprometimento.
E isso, hoje em dia, é muito fácil de se fazer, afinal, temos inúmeros meios de nos comunicarmos com a equipe e com o mercado.
3. Reverbere entusiasmo
O entusiasmo é tão contagiante quanto o desânimo.
Ele transparece e se espalha como uma onda entre as pessoas que nos cercam.
Um líder de vendas de sucesso, invariavelmente, é aquele que consegue entusiasmar sua equipe e ajudá-la a transparecer isso para os clientes e prospects.
Mas, atenção, o entusiasmo como hábito também requer bastante esforço.
Ele não pode ser ensaiado e encenado, precisa vir de dentro, ser cultivado diariamente.
4. Desenvolva sua curiosidade
Um dos grandes desafios de um líder de vendas de sucesso é se manter curioso, afinal, a experiência tende a nos colocar em um patamar de “cânone”; invariavelmente, acreditamos que já sabemos o suficiente, e isso é um engano.
Manter o hábito da curiosidade é fundamental para o sucesso na liderança comercial.
Aprender sempre novos métodos, conhecer novas tecnologias, demonstrar interesse em adquirir conhecimento da equipe, estudar as mudanças de comportamentos do mercado…
Há inúmeras formas de desenvolver e manter a curiosidade como um dos hábitos da liderança em vendas.
5. Seja franco
O hábito da franqueza também parece estar perdendo força nos nossos dias.
Mas ser franco é fundamental para qualquer líder, não poderia ser diferente para o gestor de vendas.
Acontece que a franqueza deve vir acompanhada de regras claras.
Um líder que traça e comunica sua estratégia para o time de vendedores, desenha indicadores de desempenho e utiliza metodologias e ferramentas para cobrá-las, pode ser bem franco na hora de dar feedbacks, por exemplo.
Um outro ponto interessante: é sim possível ser franco sem perder a ternura.
Evite confundir franqueza com hostilidade ou aspereza!
6. Cultive a flexibilidade
Um líder de vendas de sucesso também costuma ser flexível.
E a flexibilidade deve ser um hábito, nem tudo precisa ser “oito ou oitenta”.
Cultivar a flexibilidade nas relações com a equipe, com as demais lideranças do negócio e também com a carteira de clientes costuma render bons frutos em curto, médio e longo prazos.
O que você achou dessas dicas?
Quais desses hábitos você acredita que precisa prestar mais atenção? Deixe seu comentário!