A Lupeon, empresa de gestão de fretes, vem acumulando um crescimento expressivo. Mas o departamento comercial precisava acompanhar essa aceleração da companhia. Para isso, conta com a parceria da Smark. Veja os detalhes deste case de sucesso!
Muitas empresas de diversos segmentos já entenderam que o futuro está na transformação digital.
Hoje, cada vez mais, é possível automatizar atividades, criar relatórios mais completos e otimizar a gestão de vendas e pós-vendas com plataformas de CRM.
No entanto, encontrar o “match perfeito” nem sempre é fácil e o mercado está cheio de players genéricos que não atendem às expectativas.
É por isso que desenvolvemos o Smark CRM pensando especificamente em vendas e pós-vendas, para suprir as necessidades diárias da equipe comercial, melhorar a experiência do cliente e entregar resultados.
Confira como a nossa plataforma ajudou a Lupeon a otimizar processos e a se preparar para o mundo do home office!
Sobre a Lupeon
Com experiência no mercado de transportes e uma equipe de 50 especialistas em logística, dados e gestão de fretes, a Lupeon é uma empresa inovadora.
A companhia oferece uma plataforma de “TMS as a Service” voltada para facilitar e transformar o gerenciamento de milhares de entregas em todo o país. Assim, é possível aumentar a eficiência ponta a ponta das operações de transporte usando tecnologia.
Entre os desafios da pandemia, a Lupeon também viu oportunidades. Em 2021, recebeu um aporte de R$5 milhões em captação da ZFM. A sua operação contabiliza R$100 bilhões em mercadorias transportadas e mais de 8 mil transportadores auditados.
Antes da implantação do Smark CRM
Mostrando resultados como aumento de 70% de eficiência na gestão do frete comparado com outros métodos, a produtividade dos setores de vendas e pós-vendas também precisava acompanhar o ritmo da empresa.
Segundo Alexandre Sousa, Head of Sales da Lupeon, a empresa já utilizava uma ferramenta de CRM, porém ela não atendia às expectativas.
“A plataforma não suportava as necessidades do comercial para o nosso negócio. Hoje, há muitas ferramentas nas quais conseguimos ter projeções do presente e do futuro, mas não havia passado. Não tinha um histórico de como estava antes e o quanto evoluímos”, explica.
A Lupeon já tinha tecnologia em sua gestão comercial, porém ainda não tinha encontrado o CRM ideal para as suas necessidades.
Implantação e trabalho remoto
A indicação do Smark CRM veio de uma funcionária que já havia trabalhado com o software em outra empresa. A plataforma chamou a atenção de Sousa e logo a Lupeon iniciou sua implantação.
Mas isso ocorreu em dezembro de 2019, poucos meses antes da pandemia, deixando a empresa preparada para o período de distanciamento social e trabalho remoto.
“Calhou muito a vinda do Smark CRM, porque, com a Covid-19 chegando em março ao Brasil, ficamos em home office. É como se a ideia da implantação fosse um alerta para nos prepararmos para conduzir nosso trabalho durante a pandemia”, comenta.
Então, com tudo pronto para a pandemia, a companhia pôde seguir com as suas atividades da melhor maneira possível, sem grandes atritos na transição para o trabalho remoto.
Leia também: O CRM e a gestão de trabalho remoto para equipe de vendas
Melhorias obtidas pela Lupeon
A mudança de CRM trouxe diversas mudanças, mas, para Sousa, um dos destaques é a maior riqueza de informações.
“Quando iniciamos a implantação, os vendedores começaram a ter a visibilidade do trabalho. Passamos a ter uma boa visão de todo o processo, das informações, de como está a qualificação, de como os negócios estão avançando, etc”.
Conforme o gestor, o impacto também ocorre sobre o cliente final, já que as tarefas de todos os vendedores e dele mesmo estão agendadas e bem desenhadas.
Atualmente, a empresa utiliza quase todos os recursos do software e, para o Head of Sales, a Smark não é somente uma fornecedora, mas uma parceira.
“Hoje, tenho uma visão geral, então todo o processo foi otimizado: o time de prospecção, os executivos de venda, a parte gerencial. Se for olhar por área, o Smark CRM foi muito proveitoso em todas as etapas e estamos ansiosos por mais inovações dentro da ferramenta”, conclui.
Saiba mais sobre o Smark CRM
O Smark CRM é um sistema de Customer Relationship Management – traduzido, do inglês, como Gestão de Relacionamento com o Cliente.
A plataforma pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. É a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.
O objetivo é facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus consumidores.
Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.
Com a nossa solução, torna-se mais fácil
- acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
- monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
- padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
- administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.
Ainda, com o Smark CRM, é possível
- avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
- acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
- organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
- contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
- e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.
Tudo isso em uma plataforma intuitiva e que se integra aos demais softwares já utilizados pela sua empresa, como aplicações de marketing, por exemplo.
Inovação e sintonia
Um dos motivos principais para a escolha e a manutenção do Smark CRM como a plataforma de gestão de vendas da Lupeon foi a postura da empresa.
“A Smark investe em conhecer o lado do parceiro. Esse foi o maior diferencial. Não é um software engessado, no qual nada mais muda. Existe um trabalho em parceria, em conjunto, porque sabemos que os benefícios dessa troca vêm tanto para a Lupeon quanto para a própria plataforma”, explica Sousa.
Segundo o CEO da Smark, Leandro Ceccato, um dos principais objetivos da plataforma é se adaptar às necessidades específicas de cada cliente.
“Diferentes empresas e segmentos precisam de funcionalidades diferentes. Nós entendemos isso e buscamos trabalhar para atender cada um de maneira personalizada, de acordo com as regras do seu negócio”.
Já para Sousa, ter um CRM que funciona em sintonia com a empresa faz diferença e é uma tendência.
“Somos uma empresa de tecnologia em um segmento muito tradicional e viemos na contramão desse mercado com inovação, ouvindo nossos clientes e customizando a plataforma. Então, a sinergia com a SMark é muito positiva”.
Smark e Lupeon: a parceria na mídia
O sucesso da parceria entre Smark e Lupeon também virou notícia. Confira:
- Lupeon otimiza gestão de vendas com CRM personalizado, Channel 360;
- Lupeon otimiza gestão de vendas com CRM personalizado, Jornal Web Digital;
- Coluna Observador, no Jornal do Comércio.
Agora, é a sua vez!
O seu CRM não atende às expectativas? Sua equipe tem dificuldades para usá-lo no dia a dia? E faltam recursos importantes de integração e automatização?
Venha conhecer o Smark CRM, uma plataforma feita especialmente para a gestão completa de vendas e pós-vendas.
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