Quem não gostaria de ter o melhor time de vendas da empresa? Imagine só: a sua empresa continuaria vendendo para os clientes fidelizados e ainda abriria portas para novos negócios…
Afinal, aumentar as vendas e construir novos negócios andam de mãos dadas, não é? Sim, contudo, elas nem sempre significam a mesma coisa.
E é exatamente por isso que criar a melhor equipe de vendas pode ser um grande desafio para os gestores comerciais. Então, por onde começar?
Tecendo o caminho do sucesso: faça sua equipe desenvolver uma mentalidade de vendas
O grande catalisador para que sua equipe se transforme no melhor time de vendas da empresa é a construção de um comportamento e de uma mentalidade competitivos.
Como criar essa cultura organizacional? Investindo em inovação, estimulando que seus colaboradores pensem fora da caixa e reconhecendo suas conquistas por meio de feedbacks responsáveis.
Encorajar o uso de gatilhos mentais para tornar as vendas mais assertivas, por exemplo, podem ser uma boa saída – principalmente se você busca soluções argumentativas e de persuasão, respaldadas no neuromarketing.
Faça com que sua equipe domine (muito bem) os processos internos
Já adiantamos que, se você não conta com processos internos bem definidos, o seu trabalho – e o da sua equipe – não trará bons resultados. Ao mesmo tempo, do que adianta ter bons processos e não saber comunicá-los ao restante do time?
Entenda que esse ruído na comunicação interna só irá dificultar a criação de uma equipe competitiva. Afinal, para que o time brilhe, é necessário que cada colaborador saiba exatamente o que fazer e quando fazer.
Conheça sua equipe para fortalecê-la
Apenas os gestores comerciais que conhecem (bem) os seus geridos poderão mirar, de forma certeira, naquilo que precisa ser mudado – ou fortalecido. É por isso que você deve mapear os talentos da equipe de forma estratégica.
Observe os colaboradores e reconheça quais são os talentos de cada um da equipe e explore os pontos fortes de todos do jeito certo. A empresa ganha e o colaborador também e, consequentemente, os seus clientes também ganharão.
Fortalecer os seus colaboradores também é um passo para transformar seus vendedores em campeões motivados.
Encontre métricas para controlar a performance da equipe
Como saber o que está funcionando e o que precisa ser otimizado? Monitorando as atividades da equipe por meio de métricas traçadas pela empresa.
Além disso, após definir suas métricas, é necessário que haja um acompanhamento periódico e ativo para que seja possível construir uma melhor visão e alinhar sua equipe de vendas de forma direta e mais eficiente.
Não subestime a funcionalidade da tecnologia
A adoção de um sistema de CRM, por exemplo, une técnicas e táticas de prospecção projetadas para o time de vendas.
Além disso, através de um CRM, é possível acompanhar as métricas para monitorar o comportamento do ciclo de vendas e ajudar a desenvolver a mentalidade dos seus profissionais, tornando-os o melhor time de vendas.
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