Quero ter o melhor time de vendas na minha empresa. Por onde começar?

Quem não gostaria de ter o melhor time de vendas da empresa? Imagine só: a sua empresa continuaria vendendo para os clientes fidelizados e ainda abriria portas para novos negócios…

Afinal, aumentar as vendas e construir novos negócios andam de mãos dadas, não é? Sim, contudo, elas nem sempre significam a mesma coisa.

E é exatamente por isso que criar a melhor equipe de vendas pode ser um grande desafio para os gestores comerciais. Então, por onde começar?

Tecendo o caminho do sucesso: faça sua equipe desenvolver uma mentalidade de vendas

O grande catalisador para que sua equipe se transforme no melhor time de vendas da empresa é a construção de um comportamento e de uma mentalidade competitivos.

Como criar essa cultura organizacional? Investindo em inovação, estimulando que seus colaboradores pensem fora da caixa e reconhecendo suas conquistas por meio de feedbacks responsáveis.

Encorajar o uso de gatilhos mentais para tornar as vendas mais assertivas, por exemplo, podem ser uma boa saída – principalmente se você busca soluções argumentativas e de persuasão, respaldadas no neuromarketing.

Faça com que sua equipe domine (muito bem) os processos internos

Já adiantamos que, se você não conta com processos internos bem definidos, o seu trabalho – e o da sua equipe – não trará bons resultados. Ao mesmo tempo, do que adianta ter bons processos e não saber comunicá-los ao restante do time?

Entenda que esse ruído na comunicação interna só irá dificultar a criação de uma equipe competitiva. Afinal, para que o time brilhe, é necessário que cada colaborador saiba exatamente o que fazer e quando fazer.

Conheça sua equipe para fortalecê-la

Apenas os gestores comerciais que conhecem (bem) os seus geridos poderão mirar, de forma certeira, naquilo que precisa ser mudado – ou fortalecido. É por isso que você deve mapear os talentos da equipe de forma estratégica.

Observe os colaboradores e reconheça quais são os talentos de cada um da equipe e explore os pontos fortes de todos do jeito certo. A empresa ganha e o colaborador também e, consequentemente, os seus clientes também ganharão.

Fortalecer os seus colaboradores também é um passo para transformar seus vendedores em campeões motivados.

Encontre métricas para controlar a performance da equipe

Como saber o que está funcionando e o que precisa ser otimizado? Monitorando as atividades da equipe por meio de métricas traçadas pela empresa.

Além disso, após definir suas métricas, é necessário que haja um acompanhamento periódico e ativo para que seja possível construir uma melhor visão e alinhar sua equipe de vendas de forma direta e mais eficiente.

Não subestime a funcionalidade da tecnologia

A adoção de um sistema de CRM, por exemplo, une técnicas e táticas de prospecção projetadas para o time de vendas.

Além disso, através de um CRM, é possível acompanhar as métricas para monitorar o comportamento do ciclo de vendas e ajudar a desenvolver a mentalidade dos seus profissionais, tornando-os o melhor time de vendas.

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O SMark CRM é uma ferramenta fundamental para não desperdiçar oportunidades de negócio. Só ele garante que você tem a melhor estratégia comercial para a sua empresa em função dos dados que proporciona.

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