Com um CRM especializado para gestão de vendas e pós-vendas na área da saúde, a Smark auxilia na automatização e organização de processos na Unimed Norte de Minas. A mudança já trouxe resultados. Veja os detalhes dessa parceria de sucesso!
Aceitar mudanças nem sempre é fácil, porém, com a parceria e a ferramenta certa, tudo é possível!
Pensando nisso, a Smark desenvolveu um sistema para gestão de vendas e pós-vendas especializado para suprir as necessidades das operadoras de planos de saúde.
O Smark Saúde leva em consideração a linguagem utilizada na área da saúde e a adaptação da sua equipe ao sistema para desenvolver as melhores soluções em gestão de vendas.
Confira como a implantação da nossa plataforma ajudou a Unimed Norte de Minas a otimizar processos e buscar melhores resultados. Leia mais!
Sobre a Unimed Norte de Minas
A Unimed é a maior cooperativa na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional graças às suas regionais.
Uma delas é a Unimed Norte de Minas, que atende mais de 75 mil vidas espalhadas por 74 cidades do estado mineiro.
Antes da implantação do Smark Saúde
A Unimed Norte de Minas já utilizava uma ferramenta para gestão, além de Excel, porém, não estava satisfeita.
“A plataforma não fazia a gestão de clientes, então isso acontecia em planilhas do Excel. Lá, eram registradas algumas atividades feitas com o cliente. Ficamos vários anos funcionando dessa forma, mas a pandemia trouxe novas necessidades”, explica Bruno Tibo, Coordenador de Vendas da Unimed Norte de Minas.
Em seguida, a empresa tentou mudar a gestão de vendas para uma ferramenta no navegador, porém esta também mostrava deficiências.
Até que, ao realizar uma pesquisa sobre CRMs focados em planos de saúde, Tibo conheceu a Smark, empresa gaúcha especializada em CRM para vendas:
“Encontramos a Smark como referência. Quando fui pesquisar quais CRMs poderiam nos atender, o Smark Saúde foi o que mais teve destaque por já entender do negócio e já ter opções feitas para atender especificamente a esse segmento”.
Implantação e adaptação da equipe
Aderir a uma nova tecnologia pode ser complicado, mas, segundo o Coordenador de Vendas, a adaptação foi rápida e contou com treinamento da Smark.
“Os vendedores viram que a ferramenta veio para ajudar. Para quem antes usava papel, hoje é impossível sair do CRM, porque é lá que está toda a gestão”.
Em poucas semanas, a solução estava implantada e a operação funcionando plenamente.
“O treinamento durante a implantação ajudou muito na adaptação, que foi muito rápida. Tivemos vários encontros com o pessoal da Smark, até agora continuamos tendo e recebendo suporte”, conta Tibo.
Veja ainda: 4 maneiras de impulsionar suas vendas de planos de saúde
Melhorias obtidas pela Unimed Norte de Minas
As mudanças começaram pelos recursos e processos, porém, para a Unimed Norte de Minas, um dos destaques foi a capacidade de se integrar a outros softwares:
“O SMark Saúde integra-se bem ao RD Station, onde temos as landing pages e os formulários que os clientes preenchem, por exemplo. O coordenador já recebe as informações do formulário direto na plataforma. Então, na hora de fazer o contato com o cliente, o vendedor já tem acesso facilitado a essas informações. Esse processo é praticamente imediato”.
Além de otimizar o dia a dia dos vendedores, o Smark Saúde também trouxe benefícios para o próprio gestor.
Afinal, a visualização do dashboard, intuitiva e completa, permite enxergar o cronograma de atividades de cada vendedor e, até mesmo, o que está em atraso.
“Eu consigo fazer o acompanhamento, saber como está o desenvolvimento de cada vendedor. Enxergar o que está acontecendo no processo de vendas, de onde vêm os clientes, é importante. Agora, é possível medir isso, monitorar todos os canais”, acrescenta.
Resultados já aparecem
A mudança já aparece nos números. Antes da implementação do Smark Saúde, 80% dos vendedores deixavam de fazer follow up com os clientes, após um ou dois contatos.
Atualmente, com a maior facilidade e a organização dos acompanhamentos, a Unimed Norte de Minas registra contratos fechados após cinco ou seis contatos.
“Com o CRM diminuímos esse gargalo, porque todos conseguem visualizar melhor as tarefas e a agenda”, destaca Tibo.
Saiba mais sobre o Smark Saúde
O Smark Saúde é um sistema de Customer Relationship Management – traduzido, do inglês, como Gestão de Relacionamento com o Cliente.
E o seu diferencial? É que ele foi criado especialmente para planos de saúde, odontológicos e medicina do trabalho.
A plataforma pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. Logo, a tecnologia reúne e integra dados e informações de seus clientes em um só lugar.
O objetivo é facilitar o acesso e a organização para manter sua equipe atualizada com histórico e preferência de compras de seus consumidores.
Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.
Com a plataforma, torna-se mais fácil
- acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
- monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
- padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
- administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.
E o mais importante: com funcionalidades pensadas para atender as demandas de uma operadora de planos de saúde.
Ainda, com o Smark Saúde, é possível
- avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
- acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
- organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
- e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.
Tudo isso em uma plataforma intuitiva e que se integra aos demais softwares já utilizados pela sua empresa. Ou seja, a implementação e a adaptação da sua equipe se tornam mais simples e rápidas, atingindo a eficiência em tempo hábil.
Além de oferecer uma solução especializada para planos de saúde, a Smark conta ainda com o recurso de assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor.
Leia também: As melhores práticas de vendas de planos de saúde para alavancar sua empresa
Unimed Norte de Minas e Smark: uma parceria de sucesso
Uma das maiores dificuldades ao procurar um sistema de CRM é encontrar o match perfeito para o segmento da saúde, cheio de necessidades específicas e com uma linguagem própria.
Além disso, nem todo CRM é especializado na área comercial. No mercado, há muitos players genéricos – que pretendem atender todas as áreas de negócios.
Ou, ainda, encontram-se empresas que oferecem essa tecnologia com foco muito voltado para setores como comércio, varejo e finanças, por exemplo.
Às vezes, tudo parece tão complexo que ficar com a boa e velha planilha soa como um plano melhor.
Porém, com tecnologia e com as orientações corretas, é possível encontrar um sistema adequado às necessidades da empresa e que seja capaz de impulsionar os seus negócios.
Para o sócio e CEO da Smark, Leandro Ceccato, os resultados obtidos pela Unimed Norte de Minas mostram como a tecnologia e a inovação podem ser utilizadas para melhorar processos.
Os resultados mostram benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente:
“Há muitas ferramentas disponíveis no mercado, mas entender o que uma empresa como a Unimed Norte de Minas realmente precisa para gestão de vendas é a chave de tudo. Com um CRM especializado na área da saúde, conseguimos adequar o software e a linguagem para que o Smark Saúde seja um impulsionador de verdade para os vendedores e gestores”.
Na mídia
A parceria entre Smark e Unimed Norte de Minas ganhou destaque na mídia nacional.
Veja onde fomos notícia:
Agora, é a sua vez!
A sua operadora de planos de saúde ainda faz a gestão de vendas e pós-vendas com planilhas? Está na hora de automatizar processos e ingressar na transformação digital do setor!
Confira como funciona a nossa plataforma desenvolvida para planos de saúde:
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