Muitas empresas não têm ideia do quanto podem evoluir em termos de eficiência até aderirem a uma ferramenta de gestão, como o CRM, que em português quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou seja: o foco é o cliente. Além disso, existem boas práticas do CRM que podem ser inseridos no dia a dia do gerente comercial.
Boas práticas do CRM
Vantagens do sistema
Após a adoção do software no Grupo Komedi – editora responsável pela realização de projetos educativos e culturais –, o Superintendente Regional de Vendas da empresa, Sandro Araújo, pôde sentir na pele que as vantagens do sistema vão além da organização de cadastros.
Na sua rotina gerencial, percebeu que o sistema evita perder clientes já existentes, ajuda lembrar compromissos importantes e colabora com a organização do processo de vendas de cada filial – no caso da Komedi, são quatro unidades espalhadas pelo Sudeste.
Desempenho de cada profissional
O sistema também deixou Araújo mais informado sobre o trabalho da equipe, aprimorando seu controle. Por meio do registro realizado pelos vendedores, ele fica sabendo das ações que ocorreram nas unidades e tem acesso ao desempenho de cada profissional.
– Facilita muito no meu dia a dia. É um sistema fácil de manusear, online. Com um celular ou notebook e acesso à internet, consigo ver tudo que minha equipe faz em qualquer lugar que eu esteja – conta Araújo.
Facilidade para os vendedores
Mas não é só o superintendente que sai ganhando. Com sua agenda mais organizada, os vendedores têm mais facilidade de identificar os compromissos, metas, estatísticas e dados comparativos dos clientes.
Para quem vende, o report ao superior se torna mais transparente e automático. Para quem gerencia, torna-se mais fácil cobrar individualmente os resultados de cada vendedor.
Tomada de decisões
Desta forma, tomar decisões acaba sendo mais simples, uma vez que as negociações entre cada vendedor e cliente são analisadas separadamente, e os resultados ficam mais claros. O sistema também ajuda a reposicionar estratégias ou orientar novas posturas por parte dos vendedores:
– Primeiramente vejo a agenda de cada um e as pendências, em seguida elaboro os relatórios que me ajudam a estudar separadamente cada conta – afirma Araújo.
Facilidade na consulta
Outra facilidade que, segundo o superintendente, a adoção do sistema trouxe, são as consultas de carteiras por região:
– Algumas empresas têm vários nomes e algumas não usam a razão social, com o número do CNPJ, com o CRM consigo consultar as empresas sem deixar a conta em duplicidade.
Além da organização da carteira de clientes
– Com várias filiais que temos, tínhamos alguns clientes esquecidos, com a presença do CRM isso não acorreu mais e nossas vendas aumentaram – finalizou Araújo.
Preencher todos os campos do sistema é uma tarefa com a qual se perde poucos minutos e que trará muitas facilidades, tanto para a vida do gerente quanto do vendedor.
—
Baixe agora:
Dicas: Monte uma equipe de vendas matadora
A SMark conta com mais de 18 anos de mercado e alta expertise em vendas. Em constante inovação e clientes referenciais que atestam sua solidez, a SMark é o parceiro ideal para suas estratégias de venda. Entre em contato pelo (51) 3226 9530 em Porto Alegre/RS ou (11) 2666 3720 em São Paulo/SP. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.