Boas práticas do CRM

Boas práticas do CRM no dia a dia do gerente comercial

Muitas empresas não têm ideia do quanto podem evoluir em termos de eficiência até aderirem a uma ferramenta de gestão, como o CRM, que em português quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou seja: o foco é o cliente. Além disso, existem boas práticas do CRM que podem ser inseridos no dia a dia do gerente comercial.

Boas práticas do CRM

Vantagens do sistema

Após a adoção do software no Grupo Komedi – editora responsável pela realização de projetos educativos e culturais –, o Superintendente Regional de Vendas da empresa, Sandro Araújo, pôde sentir na pele que as vantagens do sistema vão além da organização de cadastros.

Na sua rotina gerencial, percebeu que o sistema evita perder clientes já existentes, ajuda lembrar compromissos importantes e colabora com a organização do processo de vendas de cada filial – no caso da Komedi, são quatro unidades espalhadas pelo Sudeste.

Desempenho de cada profissional

O sistema também deixou Araújo mais informado sobre o trabalho da equipe, aprimorando seu controle. Por meio do registro realizado pelos vendedores, ele fica sabendo das ações que ocorreram nas unidades e tem acesso ao desempenho de cada profissional.

– Facilita muito no meu dia a dia. É um sistema fácil de manusear,  online. Com um celular ou notebook e acesso à internet, consigo ver tudo que minha equipe faz em qualquer lugar que eu esteja – conta Araújo.

Facilidade para os vendedores

Mas não é só o superintendente que sai ganhando. Com sua agenda mais organizada, os vendedores têm mais facilidade de identificar os compromissos, metas, estatísticas e dados comparativos dos clientes.

Para quem vende, o report ao superior se torna mais transparente e automático. Para quem gerencia, torna-se mais fácil cobrar individualmente os resultados de cada vendedor.

Tomada de decisões

Desta forma, tomar decisões acaba sendo mais simples, uma vez que as negociações entre cada vendedor e cliente são analisadas separadamente, e os resultados ficam mais claros. O sistema também ajuda a reposicionar estratégias ou orientar novas posturas por parte dos vendedores:

– Primeiramente vejo a agenda de cada um e as pendências, em seguida elaboro os relatórios que me ajudam a estudar separadamente cada conta – afirma Araújo.

Facilidade na consulta

Outra facilidade que, segundo o superintendente, a adoção do sistema trouxe, são as consultas de carteiras por região:

Algumas empresas têm vários nomes e algumas não usam a razão social, com o número do CNPJ, com o CRM consigo consultar as empresas sem deixar a conta em duplicidade.

Além da organização da carteira de clientes

– Com várias filiais que temos, tínhamos alguns clientes esquecidos, com a presença do CRM isso não acorreu mais e nossas vendas aumentaram – finalizou Araújo.  

Preencher todos os campos do sistema é uma tarefa com a qual se perde poucos minutos e que trará muitas facilidades, tanto para a vida do gerente quanto do vendedor.


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