Os impactos da Indústria 4.0 vão muito além de ganhos de produtividade no chão de fábrica. A mais nova Revolução Industrial envolve mais do que máquinas: ela é sobre tecnologia e otimização de processos digitais.
Em um mundo cada vez mais acelerado, não há tempo para se perder com atividades mecânicas que poderiam ser facilmente automatizadas com soluções tecnológicas de ponta.
A melhor parte? Essas ferramentas já existem!
Neste artigo, entenda como um sistema de CRM pode ter impacto na transformação da sua empresa para a nova era do mercado e conheça os cases de parceria da SMark com Dimep e IMAP. Confira!
O que é CRM?
O Customer Relationship Management (CRM) – em tradução livre do inglês, “gerenciamento de relacionamento com o cliente” – é um conjunto de estratégias, técnicas e ferramentas usadas para gerenciar todos os relacionamentos e interações da sua empresa com clientes e leads.
O objetivo é simples: melhorar as relações comerciais para expandir seus negócios.
Normalmente, quando falamos de CRM, estamos nos referindo a um sistema, como o SMark CRM. Ou seja, uma plataforma que ajuda as empresas a se manterem conectadas aos clientes, além de otimizar processos e aumentar a lucratividade.
Essa ferramenta ajuda no gerenciamento de contatos, vendas, produtividade do agente e muito mais.
Além disso, agora as ferramentas de CRM podem ser usadas para gerenciar relacionamentos com clientes em todo o seu ciclo de vida, abrangendo marketing, vendas, comércio digital e interações de atendimento.
O que é Indústria 4.0?
A Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, é um conceito de inovação tecnológica que surgiu na Alemanha, em 2011.
Assim como a Revolução Industrial anterior, esta é permeada pela continuação do aperfeiçoamento das máquinas. No entanto, a Indústria 4.0 vai além.
A ideia é revolucionar a produção industrial, integrando automação e tecnologia da informação, além do controle nos processos de manufatura. Ou seja, o conceito envolve a realização de funções ainda mais complexas.
Em poucas palavras, a Indústria 4.0 trata-se de uma transformação digital da produção, favorecida por tecnologias como big data, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, entre outras.
O impacto do CRM na Indústria 4.0
Você já entendeu que o CRM é uma ferramenta tecnológica criada para revolucionar a gestão comercial na era digital. Ou seja, é uma das técnicas perfeitas para se adequar à Indústria 4.0.
Afinal, os benefícios da Quarta Revolução Industrial são:
- Economia;
- Otimização;
- Automação;
- Produtividade.
Tudo isso pode ser alcançado com o sistema de CRM certo para a sua empresa, já que estes oferecem maior controle e automação sobre vendas, atendimento ao cliente, desenvolvimento de negócios, recrutamento, marketing ou qualquer outra linha de negócios.
Com isso, é possível
- armazenar informações de contato de clientes e clientes em potencial,
- identificar oportunidades de vendas,
- registrar problemas de serviço
- e gerenciar campanhas de marketing.
Tudo no mesmo lugar, disponibilizando informações sobre cada interação com o cliente para qualquer pessoa da empresa que precisar delas, como um colega ou gestor.
Tendo maior visibilidade e fácil acesso aos dados, fica mais fácil colaborar e aumentar a produtividade da equipe. Todos em sua empresa podem ver como ocorreu a comunicação com o cliente, o que compraram, quando compraram pela última vez, quanto pagaram e muito mais.
Sistemas de CRM têm ajudado empresas de todos os tamanhos a impulsionar o crescimento dos negócios no mercado do século XXI, que preza cada vez mais por soluções ágeis e digitais.
Benefícios do CRM para empresas
O movimento da Indústria 4.0 coloca as soluções tecnológicas para empresas no centro das atenções. Ao automatizar tarefas e otimizar o tempo das equipes, o CRM vem se tornando indispensável para competir no mercado.
Conheça alguns dos principais benefícios de um CRM:
Melhor controle de vendas, propostas e carteira
Controlar a emissão dos pedidos realizados fica mais fácil e mais bem organizado com um sistema de CRM. Assim, o vendedor consegue saber o histórico de cada cliente, mesmo sendo um novo funcionário da sua empresa.
Assim, torna-se possível ter um registro de fácil acesso da frequência de compra do cliente, motivos de desistências, quantidade de tentativas de contato, etc. Ou seja, diversas informações que ajudam o vendedor a obter melhores resultados em seu dia a dia.
Follow-up e atendimento otimizado
O nosso cotidiano é cada vez mais agitado e cheio de tarefas. Em pouco tempo, a agenda do seu vendedor estará cheia de anotações e a sua área de trabalho tomada de post its. Mas será que ele se lembrará de realizar a quantidade necessária de follow ups?
Em rotinas caóticas, o dia passa sem que nem mesmo seja possível concluir todas as demandas ao fim do expediente. Falta de tempo e de organização se misturam para gerar nos vendedores as falhas ao acompanharem suas ofertas.
O follow-up é uma das grandes vantagens do CRM. O sistema automatiza lembretes na agenda do colaborador para que este realize novos contatos de acordo com a necessidade. Afinal, muitos clientes decidem fechar um contrato somente após diversas ligações.
Informações centralizadas
Com um CRM, a sua equipe evita perda de tempo e de dados, pois não será necessário consultar diversos arquivos e pastas, sejam elas físicas ou virtuais.
O sistema centraliza todas as informações da base de clientes e prospects em um só local, de maneira simples de entender e segura.
Integração entre vendas e marketing
Um problema enfrentado por diversas empresas é a falta de conexão entre o setor de vendas e o de marketing. Ambos trabalham com prospects e clientes, portanto precisam trocar informações importantes e úteis para os dois departamentos.
É por isso que o sistema de CRM busca integrar vendas e marketing de maneira funcional. Com o SMark CRM, por exemplo, é possível criar uma conexão automatizada entre o software e ferramentas de envio de e-mail marketing, como o RD Station, por exemplo.
Dados e acompanhamento
A base da Indústria 4.0 são os dados. Hoje são eles que fazem a diferença entre uma empresa que toma decisões assertivas e ágeis e uma empresa que está agindo por pura intuição.
O gestor de vendas precisa estar a par dos resultados gerais que cada vendedor tem conseguido obter, além de poder monitorar as atividades de cada um.
Isso serve para avaliar a qualidade de trabalho dos vendedores e encontrar oportunidades de melhorar o desempenho do time, além de analisar as oportunidades geradas e suas conversões.
O CRM permite esse acompanhamento preciso, com uma plataforma intuitiva para visualização de números e da agenda dos vendedores. Assim, o gestor tem o que é necessário para realizar melhorias estratégicas.
Quer saber mais sobre como analisar a eficiência da equipe comercial com o SMark CRM? Neste vídeo, falamos sobre os indicadores e relatórios de gestão que vão dar objetividade e segurança para a tomada de decisão dos gerentes de venda:
Saiba como a DIMEP otimizou processos com um sistema de CRM
No ramo há 85 anos, a DIMEP é referência em tecnologia para controle de acesso e gestão de ponto e de jornada de trabalho no país, além de fornecer soluções completas para controle de estacionamento e automação comercial.
Logo, a indústria não poderia ficar para trás na transformação digital do setor.
Desde 2015, a plataforma da SMark foi, aos poucos, tornando-se parte do cotidiano da DIMEP. Hoje, são cerca de 120 usuários que utilizam o CRM.
No sistema, a equipe realiza orçamentos, propostas, cadastro de clientes, previsões, acessa todos os dashboards, etc.
Em tempos de Indústria 4.0 e de uma necessidade cada vez maior de transformação digital dos processos, o Diretor Operacional de Vendas da DIMEP, Rafael Tavano, considera imprescindível contar com a solução:
“Não vejo como ficar sem um CRM. No SMark, eu consigo ter previsão por item do produto, por exemplo. Trabalhamos com mais de dois mil itens, então precisamos ter uma previsão de itens por mês. A plataforma nos auxilia a informar a nossa unidade fabril, sinaliza de forma simples como estão as propostas e nos ajuda a focar em algumas estratégias específicas”.
IMAP ganha agilidade e produtividade com o SMark CRM
Gigante da indústria nacional, a IMAP conta com a maior diversidade de equipamentos hidráulicos da América Latina.
Em 2017, a IMAP conheceu a SMark em uma apresentação da plataforma e a reação foi imediata:
“Ao final da reunião, logo pensei ‘é disso que a gente precisa’. E assim teve início a nossa parceria”, lembra o gerente de marketing da empresa, Filipe Santos.
A empresa utiliza a plataforma para
- funil de vendas,
- prospecção,
- gestão de contas,
- gestão de oportunidades,
- taxa de conversão,
- controle de origens,
- tomada de decisões baseadas em dados
- e acompanhamento de quantos clientes estão perdendo e porquê.
Todas essas mudanças trouxeram benefícios, já que se tornou possível saber exatamente o que estava acontecendo em cada etapa de venda.
Outra vantagem importante para Santos foi a possibilidade de personalizar o sistema conforme as necessidades da IMAP:
“As customizações são mais simples, econômicas e melhores”.
Atualmente, a empresa também está iniciando suas atividades com o módulo de pós-vendas do SMark CRM para ajudar a tornar a indústria mais produtiva.
O SMark CRM
Da venda ao pós-venda, o SMark CRM ajuda você e a sua equipe no dia a dia, otimizando tarefas, melhorando o atendimento e gerando lucros. Tudo isso em uma plataforma intuitiva e altamente personalizável.
Pioneira no Brasil em CRM para gestão de vendas, a empresa liderada por Leandro Ceccato e Fábio Beckenkamp tem ganhado mercado mesmo durante a pandemia de coronavírus. Hoje, somamos mais de dez mil contratos gerenciados na plataforma.
“Nosso produto está há 18 anos no mercado e atende todas as etapas da gestão comercial de um negócio, desde a prospecção dos clientes, passando pelo fechamento de contratos, até o pós-venda. Esse é, precisamente, um dos diferenciais do software: manter o relacionamento com o cliente”, observa Beckenkamp.
Para Ceccato, o uso da tecnologia no segmento industrial pode diferenciar o negócio de seus concorrentes:
“A indústria evoluiu. Atualmente, falamos de forma corriqueira sobre a Indústria 4.0. E a gestão de vendas tem que acompanhar essas transformações. Um sistema como o SMark CRM ajuda empresas e colaboradores a ganharem tempo, evitarem erros e tornarem os processos mais eficientes”.
Faça um teste grátis e conheça todos os benefícios do SMark CRM para a indústria!