microgerenciamento de pessoas

Microgerenciamento: Como evitar esta prática nociva para sua equipe

Você sabe o que é microgerenciamento? Sabe como ele pode afetar negativamente a sua equipe de vendas

O microgerenciamento de pessoas ou projetos é caracterizado pelo controle excessivo  do gestor sob sua equipe.

Tal prática pode ser extremamente prejudicial não apenas para a integração entre suas equipes, mas por poder interferir diretamente nos resultados da empresa.

Entre as principais causas do microgerenciamento estão o autoritarismo do gestor e a falta de confiança dele em seus colaboradores.

Ter um gestor que não consegue delegar tarefas ou que controla de forma excessiva todas as atividades da empresa, pode ser desgastante para todos os envolvidos.

A longo prazo, esse tipo de gestão pode apresentar algumas consequências negativas para empresa, dentre elas podemos citar: 

  • Alta rotatividade de vendedores;
  • Baixa produtividade da equipe de vendas;
  • Falha de comunicação e erros nos processos comerciais;
  • Falta de motivação da equipe.

Mudar a postura do gestor é o primeiro passo para que a prática prejudicial do microgerenciamento pare de ocorrer. Um bom gestor deve ser flexível e buscar constantemente o aperfeiçoamento de sua gestão.

Sabemos que todo processo de mudança de hábitos requer tempo e uma série de decisões assertivas. Diante dessa realidade, veja a seguir  algumas dicas de como evitar o microgerenciamento, para fugir dessa prática de uma vez por todas.

Foque em uma gestão eficiente para combater o microgerenciamento

Para possibilitar um controle  mais eficiente e se distanciar da prática negativa desse modelo de gestão, o administrador deve:

  • Estar aberto a novas ideias;
  • Incentivar a comunicação entre diferentes áreas;
  • Delegar funções;
  • Incentivar colaboradores, destacando os acertos da equipe;
  • Investir em treinamento de seus colaboradores;
  • Adotar um software eficiente para gestão de vendas.

Ter um CRM torna o processo de vendas muito mais organizado e assertivo!

Um CRM apresenta diversas vantagens para as vendas; entre elas, estão ferramentas como relatório de evolução de vendas

O relatório de evolução de vendas possibilita acompanhar os altos e baixos nas vendas de cada um dos vendedores, mostrando na linha do tempo, onde ocorre o indesejável “mês bom, mês ruim…” que acaba com o crescimento exponencial das vendas. 

Com um CRM é possível ter controle das vendas da equipe de forma muito mais fácil,  o que possibilita ao gestor entender a situação, mudar a estratégia de vendas e até mesmo, reconstruir sua abordagem com equipe de vendas.

Como adotar o SMark CRM pode ajudar o gestor a abandonar o microgerenciamento?

O SMark CRM possibilita ao gestor acompanhar de forma precisa todo o processo comercial de sua equipe de vendas, ou seja, pode ser um aliado para a construção de uma boa gestão comercial.

Ao optar pelo SMark CRM, o gestor de vendas pode visualizar resultados e acompanhar de forma macro, o desempenho de seus vendedores, padronizando as diferentes etapas do atendimento e evitando possíveis excessos na gestão.

Com uma ferramenta como o SMark CRM, as propostas de vendas são automatizadas, acabando com o trabalho manual de geração de propostas.  O SMark monta a proposta de venda e mantém ela no histórico do cliente para que o vendedor possa consultá-la futuramente .

O SMark CRM possibilita a padronização do processo comercial, tornando as vendas muito mais práticas e seguras, pois as chances de erros diminuem consideravelmente, trazendo muito mais sucesso no seu processo comercial.


Visite nossa página e descubra tudo o que o SMark CRM pode fazer pela sua empresa. A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.

Posts Recomendados

Vendas pelo WhatsApp Business
Vendas pelo WhatsApp Business: 10 erros para não cometer!
20 de dezembro de 2024
O WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam se conectar diretamente com seus clientes e impulsionar as […]
B2B e B2C
B2B e B2C: existe diferença na hora de vender?
10 de dezembro de 2024
A resposta curta é: sim, há diferenças significativas entre vendas B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer). Entender […]
ticket médio
Ticket Médio em vendas: o que é, como calcular e como aumentar
4 de dezembro de 2024
No mundo das vendas, entender e otimizar o ticket médio é essencial para maximizar a receita e melhorar o desempenho […]