Smark inova ao implementar gerenciador de consentimento e torna-se o primeiro CRM do país a oferecer a funcionalidade especializada para LGPD. Conheça o novo recurso!
Em 2022, o Brasil entrou no segundo ano de plena vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Desde sua implementação, a forma como empresas captam e utilizam informações privadas precisou mudar drasticamente.
Além das punições e multas de até R$ 50 milhões para quem não seguir as regras, a lei também incentiva cada vez mais clientes a optarem por negócios que respeitem sua privacidade.
Foi em busca de oferecer mais qualidade e credibilidade que a Smark implementou um novo recurso para ajudar as empresas no cumprimento da LGPD.
A solução, inédita no mercado, é um gerenciador de consentimento já embutido no software, que permite que o cliente aprove o recebimento de promoções, ofertas e outros contatos. Saiba mais sobre a nova funcionalidade!
Como funciona o gerenciador de consentimento?
Na prática, o gerenciador de consentimento funciona assim: ao cadastrar um novo contato no software, seja de forma manual ou automatizada, é preciso requisitar o consentimento para conversar.
O sócio e CTO da Smark, Fábio Beckenkamp, explica:
“Para cada tipo de consentimento, há uma solicitação diferente, que é customizável de acordo com a necessidade da empresa. Você pode colocar a opção de consentimento para comunicados relacionados a ofertas, por exemplo”.
Leandro Ceccato, sócio e CEO da Smark, destaca:
“O usuário do CRM não fica dependente de outras ferramentas para buscar o consentimento, ele pode fazer de dentro do CRM diretamente, com total controle para cada contato com o qual está trabalhando”.
Assim, o novo recurso é uma necessidade, uma vez que softwares de CRM lidam com dados pessoais e com a organização da comunicação todos os dias.
Garantia no cumprimento da LGPD
Em um cenário no qual muitas empresas ainda têm dificuldade em se adaptar à LGPD, o novo recurso representa mais uma garantia do cumprimento da lei.
Afinal, a segurança de dados é um dos principais pilares para avaliar a qualidade técnica de um CRM, motivo pelo qual a Smark conta com assessoria de profissionais especializados na segurança da informação para garantir a privacidade dos usuários e clientes.
“Um CRM trabalha com informações importantes, então garantir uma gestão de dados segura é fundamental para o dia a dia das empresas”, conta Beckenkamp.
Já Ceccato prevê consequências positivas da solução focada em LGPD para gestão comercial:
“O novo recurso de gestão de consentimento deve impactar positivamente no relacionamento com os clientes, agregando ainda mais segurança e otimizando o dia a dia das empresas”, completa.
O que diz um especialista em Direito Digital
Para o advogado especialista em Direito Digital, contratos e negociações de TI, Reges Bronzatti, a chegada da LGPD traz desafio gigante para quem trabalha com vendas e marketing: se tornar transparente com o seu cliente para fazer ofertas.
“Hoje quem trabalha no mundo comercial, precisa ter, formalmente, um mecanismo que confirme que o cliente deu consentimento para que ele receba promoções, ofertas e outros contatos”.
Para ele, todo sistema que possuir uma gestão de consentimento estruturada torna-se fundamental, principalmente para quem trabalha com muitos clientes.
“Como o CRM lida, necessariamente, com dados pessoais e com organização de uma pessoa falando com outra, é preciso ter a aprovação, o direito de falar com essa pessoa”.
A preocupação com a privacidade e o consentimento do cliente deve permear todo o processo, principalmente em um software como o CRM que pode automatizar fluxos de contato com o cliente.
“É importante que, nessa etapa, o processo conte com perguntas-chave que gerem ou não o consentimento da pessoa para continuar a conversa. Se isso não vier embutido no CRM, a equipe terá que fazer manualmente e isso é retrabalho e perda de produtividade, além de poder gerar falhas e insatisfação do próprio cliente”.
Como o Smark CRM cumpre a LGPD?
Além da nova funcionalidade para gerenciar o consentimento dos leads e clientes, o Smark CRM também conta com uma estrutura robusta para garantir o cumprimento da LGPD e a transparência nos processos das empresas.
Afinal, a segurança de dados é um dos principais pilares para avaliar a qualidade técnica de um CRM.
É por isso que a Smark trabalha com processos de gestão da informação dos clientes de forma bem estruturada internamente, seguindo todas as políticas de privacidade e segurança.
Para tornar a segurança ainda melhor, a empresa também conta com assessoria de profissionais especializados na segurança da informação para garantir a privacidade dos dados dos usuários e clientes.
Uma das medidas tomadas pela Smark é o uso de plataformas de armazenamento como a AWS, além de diversos fornecedores de alta confiabilidade e reconhecimento global.
Além disso, o software permite o controle de acesso detalhado para cada perfil de usuário. Assim, é possível separar as informações dos cadastros que podem ser vistas por cada usuário distinto.
Ou seja, dentro de um mesmo cadastro, é possível definir quais informações serão vistas por cada pessoa, configurando um acesso parcial.
Assista ao vídeo do sócio e CTO da Smark, Fábio Beckenkamp, sobre a segurança de dados no CRM e o processo de adequação da empresa à LGPD:
Quais as outras funções do Smark CRM?
A plataforma de gestão de relacionamento com o cliente pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. É a solução completa, reunindo e integrando dados e informações de seus clientes e equipe em um só lugar.
Ou seja, tudo feito sob medida para área comercial, visando facilitar o acesso e a organização para manter seu time atualizado com histórico e preferência de compras de seus clientes.
Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.
Com o Smark CRM, torna-se mais fácil:
- acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
- monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
- padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
- administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.
Ainda, com o software, é possível:
- avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
- acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
- organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
- contar com assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor;
- e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.
Além disso, o novo Smark 3.0 traz mais produtividade e agilidade para o dia a dia das equipes comerciais de diferentes segmentos do mercado. O software chega com uma proposta de integração total com qualquer outro software utilizado pelos clientes.
Agora, é a sua vez!
O seu CRM não possui gerenciador de consentimento integrado ao software? Sua equipe tem dificuldades para cumprir a LGPD? E faltam recursos importantes de automatização que deixariam o trabalho de todos mais prático e rápido?
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