Sim, com a ajuda de um bom CRM, é possível aumentar ainda mais as vendas de planos de saúde.
Sabemos que a pandemia bagunçou a economia brasileira em 2020. Porém, para as operadoras de planos de saúde, o resultado foi o oposto. Dessa maneira, um mercado que já estava em franca expansão, cresceu ainda mais nesse período.
Entretanto, é nesse momento que as vendas de plano de saúde precisam receber ainda mais atenção, afinal, se não houver uma boa gestão, as operadoras podem acabar deixando passar grandes negócios.
Vendas de planos de saúde na pandemia
Precisamos contextualizar, através de um panorama geral, como podemos enxergar as vendas de planos de saúde atualmente.
Nesse sentido, o crescimento do setor é inegável: ao considerar apenas o segundo trimestre de 2020, as empresas lucraram o triplo se comparado com a mesma ocasião em 2019.
Esse resultado se dá, principalmente, pela baixa taxa de sinistralidade.
Afinal, as buscas por consultas e exames de rotina diminuíram muito por conta do isolamento social. Assim, a consequência foi a diminuição de despesas para as operadoras de planos de saúde.
Você está deixando dinheiro na mesa?
Esse mercado sempre foi extremamente concorrido, mesmo que estejamos em um cenário favorável, essa característica não mudou, pelo contrário.
Afinal, com a pandemia, o que as pessoas menos querem é ficar sem plano de saúde. Ou seja, o grande risco que as operadoras correm é o de deixar dinheiro na mesa.
Segundo Leandro Ceccato, especialista em vendas consultivas e CEO da SMark:
“Às vezes, mesmo com a demanda aquecida, a falta de organização dentro das operadas pode fazer com que os cliente não sejam atendidos devidamente e migrem para concorrência.”
Desse modo, a principal pergunta que os gestores de vendas de planos de saúde devem se fazer, é se todos os potenciais clientes estão recebendo a devida atenção nesse momento.
Caso a resposta seja não, provavelmente o seu time de vendas está deixando muitos negócios para trás, o que é praticamente a mesma coisa que perder dinheiro.
Afinal, como o CRM ajuda a aumentar as vendas de planos de saúde na pandemia?
Segundo Leandro Ceccato:
“O uso do CRM é extremamente importante para que seja possível otimizar e não deixar dinheiro na mesa. Com ele, o gestor consegue evitar o desperdício de leads e extrair o máximo de um mercado que está aquecido.”
Sendo assim, a ferramenta garante muita transparência aos negócios que estão sendo trabalhados, mas também aos que não estão sendo trabalhados.
No SMark CRM, por exemplo, é possível gerar uma lista com todos os negócios que estão parados na carteira de clientes de algum vendedor e transferi-los, de maneira prática e rápida, para que outro vendedor possa realizar a venda.
Além disso, a organização do time de vendas, de maneira geral, é fundamental para que o trabalho esteja sempre nos trilhos. Por isso, é essencial contar com um sistema que permita ao gestor a automatização e o registro de diversos processos do dia a dia, que fazem toda a diferença nos resultados finais da equipe.
Conforme o relato da Ativa Medicina, após a implantação do SMark CRM, foi possível ter uma visão individual, bem como uma visão do todo ao mesmo tempo.
Sem dúvidas, esse case de sucesso mostra como um CRM pode ser essencial para uma estratégia de vendas.
Vendas de planos de saúde: CRM integrado com software de Assinatura Digital
Outro ponto importante, para aumentar ainda mais as vendas, diz respeito à assinatura de contratos. Segundo Leandro Ceccato:
“Como as vendas de planos de saúde costumam ser burocrática, principalmente na assinatura de contratos, contar com o SMark CRM acabaria com esse problema, já que ele possui a integração com a docusign.”
Redigir contratos e colher as assinaturas das partes envolvidas sempre foi algo super burocrático. Agora, imagine como o processo de contratação é facilitado quando a ferramenta oferece a opção de uma assinatura digital de contratos.
O SMark CRM faz toda a gestão do processo de venda do serviço, inclusive a geração da proposta comercial e do contrato.
Quando chega a hora de assinar os documentos, com alguns poucos cliques e sem sair do SMark, o contrato digital é enviado para a plataforma da Docusign e encaminhado automaticamente a todas as partes para a coleta das assinaturas.
Assim, nem o vendedor e nem o cliente precisam se expor nesse momento de pandemia, além de ser um processo infinitamente menos burocrático e que facilita muito o gerenciamento de vendas na crise.
Afinal, por que SMark CRM é ideal para melhorar o seu processo comercial?
Pronto para rodar uma estratégia vencedora de vendas, o SMark CRM é a ferramenta que faltava na sua empresa para que o gerente possa ter mais insights estratégicos.
Estes são alguns dos recurso do SMark CRM:
- Gestão do funil de vendas por regional;
- Acompanhamento da taxa de conversão em cada fase da venda;
- Aplicativo móvel com check-in e registro de visitas por comando de voz;
- Gestão do pós-venda com os fluxos de atividades, renovação de contratos e gestão de clientes em risco;
- Fluxos automatizados de Go-no-Go;
- Lembretes diários de follow ups e visitas;
- Integração das equipes de agendamento com os consultores;
- Transferência em lote dos leads não trabalhados pelos consultores.
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A SMark conta com mais de 20 anos de mercado. Por meio do seu software de CRM, a empresa busca facilitar e esclarecer o processo comercial de seus clientes, com o foco sempre em otimizar os resultados e torná-los mais assertivos. Acesse o site AQUI, acompanhe nossas páginas no Facebook AQUI e no LinkedIn AQUI e nosso canal no Youtube.